1998 foi há 23 anos, isto significa que muitos fãs e rappers de sucesso do Rap atual não existiam, eu mesmo não escrevia sobre rap. Minha jornada como comunicador começou em 2002, mas já em 1998 muitos de nós já passávamos horas esperando o Yo! MTV para assistir os novos videoclipes dos astros da gringa.
Quem experimentou a magia do ano de 1998, sabe o quão importante foram aqueles 12 meses para o hip-hop e o R&B. Artistas que viriam a ser lendas legítimas estrearam. Álbuns que se tornariam clássicos inegáveis começaram entrar em rotação e para o bem ou para o mal, o hip-hop começaria sua marcha em direção ao domínio mainstream.
Sim, o hip-hop é agora o gênero musical mais popular até hoje, mas essa base foi lançada há mais de duas décadas por artistas ousados que aspiravam ao sucesso comercial e de crítica.
1998 pode não ser considerado uma “era de ouro” entre alguns críticos musicais, mas foi a última vez que o hip-hop e o R&B coletivamente brilharam tanto.
As estreias inesquecíveis
Em uma era de ternos brilhantes e samples exagerados de soul, It’s Dark and Hell is Hot da DMX era o movimento sombrio e carrancudo de que o hip-hop precisava. X abriu as portas para um som de rua mais agressivo, tornando-se um superstar e permitindo que sua família Ruff Ryder corresse o jogo com motocicletas e bandanas.
Obviamente, Lauryn Hill estava longe de ser uma novata em 1998 – ela estava sob os olhos do público quase meia década antes de seu álbum de estreia. Todos nós sabíamos que ela abriria as asas e seguiria carreira solo – o que não esperávamos era que The Miseducation of Lauryn Hill se tornasse um lançamento tão marcante, que mesclava majestosamente hip-hop e soul em uma declaração profunda da feminilidade negra .
A ascensão de Big Pun não foi apenas grande para o bairro do Bronx , foi legitimamente uma história – a estreia de Pun, Capital Punishment, seria o primeiro disco solo de hip hop latino a alcançar o certificado de platina. E havia habilidades para apoiar essas vendas – a fala contundente de Pun, o humor contagiante e o carisma avassalador o tornaram uma estrela instantânea. Infelizmente perdemos este cara muito muito cedo.
THE LOX nos mostrou o significado de Money, Power & Respect , um lançamento promissor que ajudou a posicioná-los como um dos maiores coletivos de rap do jogo. E se você está falando de coletivos de rap, o lançamento conjunto de Talib Kweli e Mos Def, Mos Def e Talib Kweli Are Black Star, deixou vários fãs ate hoje esperando uma uma sequência. Tyrese e Mya se apresentaram ao público com estreias poderosas.
Álbuns que mudaram o jogo
Muito se fala da carreira e o legado de Jay Z , Shawn Carter estreou com um dos maiores álbuns de rap da história em 1996 e imediatamente se tornou um dos maiores de todos os tempos. O disco Reasonable Doubt foi uma obra-prima, sem dúvida, mas ele não se tornaria uma força dominante da natureza até o disco de 1998 . Vol 2… Hard Knock Life , um álbum que misturou as rimas das ruas já aclamadas pela crítica com uma produção mais mainstream. Este álbum se tornou um modelo de sucesso para a próxima década.
O OutKast já estava construindo uma história muito sólida e segura antes de 1998, graças a dois álbuns aclamados pela crítica e alguns singles em primeiro lugar. Mas foi em 98 que o disco Aquemini consolidaria seu legado. A mistura de hip-hop e funk psicodélico tornou o cenário uma obra-prima sônica. Eles já eram uma força. Aquemini fez deles lendas.
DMX já apareceu por aqui, mas sete meses depois de lançar o seu primeiro disco, ele foi lá e lançou outro álbum Flesh of My Flesh, Blood of My Blood. Dois ábuns em menos de 1 ano, ele tinha todos os motivos para ser algo desleixado, mas, em vez disso, foi mais um lançamento de primeira linha. The Dog estava invicto em 1998.
Antes de assumir as rédeas do mercado na transição de 99 e 2000, o domínio da Cash Money começou em 1998, graças ao breakout 400 Degrees de Juvenile . O acordo de distribuição conjunta da Cash Money Record com a Universal Records deu à Juve muito mais promoção nacional – basicamente permitindo-lhe trazer New Orleans às portas da América. Foi o primeiro passo para a ascensão do Cash Money ao poder.
E por falar em poder, ninguém tinha mais poder do que ele dentro do Rap. Percy Miller ou como conhecemos Master P, se tornou um dos primeiros rappers milionários no final dos anos 90. O extravagante tanque de ouro da No Limit Records estava EM TODA PARTE. No Limit lançou vinte e três álbuns em todo o ano civil, incluindo Master P – MP Da Last Don, Silkk the Shocker – Charge It 2 da Game, C-Murder – Life or Death, Mystikal – Ghetto Fabulous e Kane & Abel – Am I My Brother’s Keeper Todos foram hits No 1. Mia X, Fiend, Soulja Slim, Snoop Dogg e muitos outros lançaram álbuns notáveis sob a bandeira de No Limit também. Era a própria definição de movimento de sucesso.
Estes foram os 10 discos de rap de 1998 que ficaram em primeiro em seus lançamentos.
(via. Wikipedia)
1 | Hello Nasty | Beastie Boys | 681,000 | 1 | |
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2 | Flesh of My Flesh, Blood of My Blood | DMX | 670,000 | 1 | |
3 | Da Game Is to Be Sold, Not to Be Told | Snoop Dogg | 520,000 | 1 | |
4 | MP Da Last Don | Master P | 495,000 | 1 | |
5 | The Miseducation of Lauryn Hill | Lauryn Hill | 422,624 | 1 | |
6 | Tical 2000: Judgement Day | Method Man | 411,000 | 1 | |
7 | Ghetto Fabulous | Mystikal | 386,000 | 5 | |
8 | Vol. 2… Hard Knock Life | Jay-Z | 350,000 | 1 | |
9 | Charge It 2 Da Game | Silkk The Shocker | 288,000 | 3 | |
10 | It’s Dark and Hell Is Hot | DMX | 251,000 | 1 |
Esta lista do Wikipedia vai te ajudar encontrar muitos álbuns de rap lançados em 1998 nos EUA.
Esta playlist vai lhe transportar para o mágico ano de 1998
Sou Bruno “CRIAA” Inácio, desde 2002 falando sobre Rap na Internet, editor-chefe da Rapgol Magazine, onde conecto os universos do rap e do futebol com conteúdo autêntico e relevante. Com foco na curadoria de histórias que refletem a essência da cultura urbana, também assino artigos e entrevistas que destacam a voz dos artistas e a vivência das ruas.