2006: o ano em que a Nike me “iludiu” com a seleção do Joga Bonito.

Gostou? Compartilhe

Outro dia eu estava olhando minhas redes sociais e me deparei com uma possível seleção do Brasil para a copa de 2022. Nesta lista tínhamos Vinicius Jr. Philippe Coutinho , Lucas Paquetá, Rodrygo e muitos outros. Individualmente todos os que estão na lista são ótimos jogadores, mas deixa eu falar sobre o ano em que fui iludido pela seleção do “Joga Bonito.”

Tudo começou no ano de 2005 quando o Adriano e Cia estavam como dizem por ai, metendo marcha e voando alto. A seleção do Brasil meteu um saudoso 4×1 na Argentina em plena Copa das Confederações.

https://www.youtube.com/watch?v=_ib4ssQe3SI

O que vimos depois disto foi uma sequência de 12 meses repletos de belas imagens, jogadores mostrando suas habilidades e muito samba no pé. Guardem esta parte, ela é importante. Eu já não era mais um menino, mas com 25 anos e tendo visto uma sequência aonde o Brasil foi campeão 94, vice 98 e campeão novamente em 2002, minhas expectativas eram enormes.

A Nike começou uma série de comerciais intitulados “Joga bonito”, Ronaldo (fenômeno), Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Kaká eram considerados o quarteto mágico, tínhamos ainda Roberto Carlos, Lúcio, Juan, Emerson, Zé Roberto, Cafu e Dida. Ainda tínhamos Robinho, Ricardinho, Juninho Pernambucano e outros na reserva. Era uma seleção forte, era sim!

Poxa Nike porque você fez isto comigo? Os vídeos eram tão legais, as imagens tão reais, os jogadores sempre entrosados.

A realidade: vocês lembram da parte sobre o samba no pé? Então, há registros que os jogadores adoravam fazer pagode na concentração e o clima era mais de um futebol de domingo do que aquele “sangue nos olhos” para a copa do mundo. O treinador da época Carlos Aberto Parreira reconheceu após a eliminação que a preparação para a competição não foi a ideal:

“Alguns estavam fora da melhor forma: Ronaldo veio de dois meses sem jogar, Adriano fora de forma. Ronaldo é tão fenômeno que mesmo assim foi nosso artilheiro. Ronaldinho veio de título da Champions com pouco tempo de descanso… Não trabalhamos como deveríamos.”

A Seleção Brasileira de Futebol participou de 14 jogos em 2006, dos quais venceu 12, empatou um e perdeu apenas um. A derrota por 1 a 0 para a França marcou a despedida precocemente à competição e o fim da era joga bonito.

Vejam mais algumas imagens da série Joga Bonito.

Postado