3 PODCASTS QUE TODO FÃ DE RAP PRECISA OUVIR

3 PODCASTS QUE TODO FÃ DE RAP PRECISA OUVIR
Gostou? Compartilhe

Temos um milhão de podcasts hoje em dia, de tudo que é assunto e temas, no quesito hip-hop não é diferente, temos algumas entrevistas que já são consideradas clássicas e atemporal nesse novo meio de comunicação que está tão em alta nos últimos anos. Já vimos o Marcelo D2 no Flow, Mano Brown, Ice Blue, Dexter, entre outros no Podpah, Temos o próprio Rap Falando que movimenta a cena da sua maneira, mas esse já tem números e bastante ouvintes.

O foco aqui é de quem entende e movimenta a cultura a anos, cada um da sua maneira e proposito diferente para cada tipo de ouvinte.

Estamos falando dos podcasts “Az Ideias Podcast”, “Gringos Podcast” e “Podfalah podcast”, esse último entrou em hiato sem tempo determinado, infelizmente, mas vale a menção honrosa nessa matéria.

Az Ideias Podcast” é formado por Boy Kylla e por Big da Godoy, ambos do Capão Redondo e com uma bagagem de muita responsa no Rap Nacional.

Boy Killa se tornou um excelente comunicador ao decorrer do tempo, buscando sempre evoluir e com convidados que o fizesse sair da bolha, foi grande destaque num conjunto todo. Já Big da Godoy é referência em empreendedorismo no Brasil, movimenta sua grana com shows de outros artistas, com marca de roupa e se o rapper enxerga uma oportunidade de fazer dinheiro, ele vai lá e faz.

Ambos são crias da Família Racionais, a dupla encerrou o ano com chave de ouro e se tornou um dos podcasts mais importante do ano. Confira algumas entrevistas marcantes.

KL Jay, Paulo Galo + Renato Freitas

Renan Inquérito

Léo Pericles

 

Em segundo lugar da nossa lista de podcasts, temos o “Gringos Podcast” que conta com a apresentação do Ney e do DJ Erick Jay, essa dupla tem mais história na música que eu tenho de vida, com todo respeito.

O Ney sem dúvida é um dos pilares mais importante do que o rap se tornou, foi uma das poucas pessoas que realmente não davam o braço a torcer e lutava para movimentar uma cena que era tudo novo, foi uma das poucas pessoas que levou o profissionalismo a risco, sério, no começo dos anos 2000.

A loja do Ney, intitulada Gringos, é a maior biblioteca musical do rap e fica no coração de SP que é a 24 de maio, vê-lo construir um podcast e conversar com todo mundo que pavimentou esse gigante mercado que é hoje, é maravilhoso e vale cada minuto.

Se você é fã de rap, sabe o mínimo do mínimo das raízes, com dúvida ou interesse de saber como tudo isso surgiu nos anos 80/90, assistir/ouvir cada episódio do programa vai ser uma aula para sua cabeça e vai te mostrar como antigamente o rap era outra parada. Listei 3 EP que curti muito.

Eduardo Taddeo 

Mano Fler 

Felipe Vassão 

 

 

Se você quer saber a história do rap em ordem cronológica temos uma matéria do Submundo do som onde listaram 10 entrevistas que dita o começo do rap no Brasil, confira aqui. 🙂

E por último e não menos importante, temos o “Podfalah Podcast”, idealizado e apresentado por Lucas Pinho e Rodolpho Capelas, é o principal meio de comunicação em formato de podcast hoje da cena underground do rap nacional. O projeto teve início como parte de um trabalho de conclusão de curso de Rádio e Televisão e seguiu com muitos episódios no ar.

O Lucas Pinho e o Rodolpho Capelas partem de um lançamento no cenário do RAP nacional, para uma conversa ampla sobre todo o universo do RAP brasileiro, versando sobre técnicas, letras, instrumentais, biografia dos músicos e o significado das composições. Os apresentadores também entrevistam diversos artistas do RAP e o R&B nacional, vale a pena ver cada uma.

O programa foi separado em temporadas e infelizmente entrou em um hiato sem tempo determinado de volta, sofreu com a pandemia, teve que partir pro lado de gravações online, porém, isso aproximou artistas da cena underground do Brasil todo. Também listamos 3 entrevistas maneiras com artistas longe do Mainstream, confira abaixo.

Rodrigo Zin 

 

Amiri

 

Bruna Liz 

Encerramos essa matéria com esses 3 maravilhosos podcasts, se você é amante de rap como eu, faça o dever de casa e vá procurar cada um na sua plataforma preferida.