Share

BaianaSystem estreia no Carnaval do Maranhão com espetáculo “Nossa Cultura em Primeiro Lugar”

por CRIAA · 5 de março de 2025

Grupo levou seu show inovador à Praia Grande, em São Luís, e contou com a participação especial de Enme Paixão.


BaianaSystem faz primeira apresentação no Carnaval de São Luís

O BaianaSystem desembarcou pela primeira vez no Carnaval de São Luís, no Maranhão, nesta terça-feira (4), com o espetáculo “Nossa Cultura em Primeiro Lugar”. A apresentação aconteceu na Praia Grande, ao lado do Terminal de Integração, e teve a participação especial da cantora Enme Paixão, reforçando a conexão entre diferentes sonoridades nordestinas.

“É incrível perceber como, na outra ponta do Nordeste, falamos a mesma língua com sotaques diferentes. Tocar em São Luís no Carnaval foi especial, a receptividade do público e a energia da cidade. Queremos voltar logo”, declarou Russo Passapusso, vocalista da banda.


Carnaval 2025: turnê pelo Nordeste e encerramento em São Paulo

Antes de chegar ao Maranhão, o BaianaSystem passou pelo Marco Zero, em Recife, na segunda-feira (3), onde se apresentou ao lado de Karina Buhr e Otto. A jornada carnavalesca do grupo se encerra no próximo sábado (8), em São Paulo, com o tradicional Navio Pirata, no Ibirapuera. No evento, o grupo contará com convidados como Pitty, BNegão, Vandal, Melly, Sued Nunes, Curumin e Luiz Carlos Bahia.


O conceito do espetáculo “Nossa Cultura em Primeiro Lugar”

O show “Nossa Cultura em Primeiro Lugar” é fruto do constante processo de experimentação do BaianaSystem, que há 16 anos se reinventa e mistura elementos sonoros em suas performances. A proposta do espetáculo sucede o “Sambaqui Show” e traz uma fusão entre afro rock, ritmos regionais e sonoridades eletrônicas, sem se prender a rótulos fixos.

“A ideia de ‘Nossa Cultura em Primeiro Lugar’ tem essa força de mostrar a cultura em suas diversas formas. A diversidade do Baiana nos une e sustenta, e isso se traduz no nosso espetáculo”, explica Roberto Barreto, guitarrista do grupo.

Para o vocalista Russo Passapusso, o projeto também é uma forma de troca com diferentes culturas locais:

“Neste projeto, mergulhamos nas características fundamentais dos lugares onde nos apresentamos, fazendo parcerias com artistas locais e pesquisando ritmos, sotaques e sabores.”

O show ainda presta homenagem ao disco “Além das Lendas Brasileiras”, do grupo Terreno Baldio, lançado em 1977. Esse trabalho influenciou a construção do conceito do espetáculo, assim como o álbum “Cantata para Alagamar” serviu de base para a formatação do “Sulamericano Show” do BaianaSystem.

Você também pode gostar