Share
Em RAP

“O Rap do Meu Samba”: fusão entre hip-hop e samba dá o tom ao novo disco de Janine Mathias. Ouça e conheça os bastidores.

por Joaozinhocwbeats · 18 de outubro de 2025

Janine Mathias está de volta com um disco potente que celebra quase duas décadas de trajetória musical. Intitulado “O Rap do Meu Samba”, o novo trabalho da cantora e compositora radicada em Curitiba é uma verdadeira ponte entre o RAP, o Samba e a ancestralidade preta brasileira. Com produção musical do premiado Rodrigo Campos, o álbum une ineditismo, tradição e colaborações marcantes.

Uma fusão entre RAP e Samba

Gravado com um time de peso, o disco conta com participações especiais como a do rapper Criolo, que divide com Janine a faixa “Barracão é Seu”, uma reinterpretação de um clássico do partido alto com novos versos de rap, beats contemporâneos e ancestralidade viva. A faixa também resgata elementos do samba de roda baiano, com coro feminino e percussão orgânica comandada por Thomas Harres.

Não me preocupei em estar com as minhas composições e sim com as canções e pessoas que podiam contar minha história“, comenta Janine.

O Rap do Meu Samba” vai além da fusão de estilos: ele expõe a caminhada de Janine da periferia de Brasília até seu protagonismo na cena do samba curitibano, sempre com o rap como base identitária. É um retrato sobre as nuances e a essência de Janine Mathias. Considerada pelo seu público e pelas conquistas da sua própria carreira, uma das principais artistas da atual cena da música brasileira. 

O enredo rimado do seu RAP com Samba nutre a poética sobre a história da artista que, da periferia de Brasília, consolidou seu ofício em Curitiba.

O samba, assim como o RAP, nasce do povo oprimido e foi marginalizado por muito tempo. Eu trago essa homenagem, ao mesmo tempo em que as pessoas reconhecem as duas expressões como algo imprescindível na história da música brasileira. Mas, também foi da minha. Formando meu caráter e minha música” Encerra a artista.

Ouça “O Rap do Meu Samba” logo abaixo. Foto: Renato Nascimento

Você também pode gostar