Share

Emicida se reencontra com DJ Nyack em mixtape com mashups de Racionais MC’s

por Joaozinhocwbeats · 12 de novembro de 2025

Em 2009, no trabalho que o projetou para além dos palcos das batalhas, Emicida já entoava: “Quando os caminhos se confundem, é necessário voltar ao começo“. Mais de uma década e meia depois, o lema norteia a mixtape “Emicida Racional VL3 – As aventuras de DJ Relíquia e LRX”, em que propõe um encontro da própria obra com a do Racionais MC’s. Uma mixtape, como no início da carreira, em um projeto que começa pelo terceiro volume, disponibilizado no YouTube, no SoundCloud e no BandCamp. Este mergulho no trabalho dos ídolos que o inspiraram em toda a sua carreira marca também a maioridade no reencontro com o DJ Nyack, que comandou os toca-discos em seus shows por 18 anos, até 2024.  

Uma homenagem aos Racionais, mas também um resgate das próprias origens, em que emergem as memórias de seus anos de novato com o mic na mão, ainda com o nome artístico LRX (“Louco Revolucionário X“), junto a seu fiel parceiro, o então DJ Relíquia, no melhor estilo “a rua é noiz“, de norte a sul de São Paulo, das festas no centro à Rinha dos MCs na zona sul. Em “Emicida Racional VL3 – as Aventuras de DJ Relíquia e LRX”, batidas,rimas e samples de Emicida e Racionais se encontram em mashups, propondo um novo olhar para a dimensão coletiva da música rap, em um exercício criativo amparado na sensação de pertencimento proporcionada pelo hip hop, espinha dorsal na construção da trajetória do artista. 

Ao revisitar suas origens e unir sua obra à dos Racionais MC’s, grupo que revolucionou a música nacional ao dar voz às periferias e às lutas do povo negro, Emicida reafirma o poder do hip hop como ferramenta de identidade, resistência e pertencimento. O reencontro com o DJ Nyack, parceiro de longa data, e a proposta de misturar suas rimas e batidas com as dos Racionais revelam um gesto de respeito e continuidade histórica, uma ponte entre gerações que mostra como o rap segue sendo uma linguagem viva, transformadora e profundamente enraizada na cultura de rua e assim que tem que ser.

Tracklist:
01 – Capítulo Boa, Versículo Esperança
[“Boa Esperança”, de Emicida + “Capítulo 4, versículo 3”, dos Racionais MC’s]
02 – Levanta e Estrada
[“Levanta e Anda”, de Emicida  + “Homem na Estrada”, dos Racionais MC’s]
03 – Papel, caneta e num devo, num temo me dá meu copo que já era…
[“Papel, Caneta e Coração”, de Emicida  + “Vida Loka pt. 1”, dos Racionais MC’s]
04 – Xô falar pucê, eu já invejei quem tem pai
[“Ooorra”, de Emicida  + “Vida Loka pt. 2”, dos Racionais MC’s]
05 – Voz Triunfal (Bônus Track)
[“Voz Ativa”, dos Racionais MC’s + “Triunfo”, de Emicida]

Ouça o projeto completo aqui.

Você também pode gostar