A Gucci acertou muito quando começou a trabalhar com o designer Alessandro Michele. As suas escolhas de colaborações – The North Face, Balenciaga, Adidas – estão sendo consideradas pelos especialistas como um grande sucesso e desta vez quem chegou somando com a casa de moda Gucci foi a marca britânica Palace Skateboards.
O que observamos é que a Gucci está mais uma vez deixando sua marca na moda do futebol. A colaboração inclui três camisas de futebol, cada uma candidata à camisa da temporada, enquanto funde a herança de luxo da Gucci com as imagens irônicas do Palace.
A primeira camisa acena para as raízes italianas da Gucci, com o icônico azul da seleção nacional coberto com o monograma G duplo da Gucci e um logotipo dourado no estilo do patrocinador.
A influência italiana continua em outra das camisas, que ostenta as cores verde e vermelho da Gucci em uma faixa estilo Hechter no centro de sua base branca. Ambas as camisas também apresentam um escudo especial do clube Palazzo Gucci.
–
A terceira e última camisa está mais por aí. Embora os estilos tradicionais de camisa ainda sejam usados – esse escudo, um logotipo de patrocinador do Palace e um emblema da Campione – toda a camisa é coberta com uma fotografia ampliada de morangos. Todas as três camisas remontam ao início dos anos 90, com a Itália 90 e a Série A alcançando um público global.
No início deste ano, a Gucci assinou um grande contrato com Jack Grealish e começou a trabalhar com Leah Williamson, com rumores de que mais jogadores de futebol entrarão em parcerias com a marca em breve. A Gucci também colaborou com a adidas em uma coleção que incluía um par de mocassins projetados para se parecerem com a Copa Mundial. Essa coleção foi até modelada por Paul Pogba, Serge Gnabry, Jude Bellingham e David Alaba.
Talvez as camisas Gucci x Palace sejam a última etapa da entrada da marca italiana no mercado do futebol. Já contratou jogadores e fez referência à cultura do futebol no passado, então trabalhar com uma marca conhecida por sua estética de futebol parece um próximo passo óbvio.
Sou Bruno “CRIAA” Inácio, desde 2002 falando sobre Rap na Internet, editor-chefe da Rapgol Magazine, onde conecto os universos do rap e do futebol com conteúdo autêntico e relevante. Com foco na curadoria de histórias que refletem a essência da cultura urbana, também assino artigos e entrevistas que destacam a voz dos artistas e a vivência das ruas.