Algumas semanas atrás, informamos que a Nike perdeu mais de 20 jogadores de futebol importantes nos últimos meses. Essa tendência não parou desde então – o que (realmente) está acontecendo na Nike?
Em primeiro lugar, e mais importante, em contraste com a Under Armour, que perdeu vários atletas, a Nike é tudo, menos dinheiro.
A Nike relatou seus resultados pela última vez no final de 2020, e eles foram positivos. No segundo trimestre da Nike, encerrado em 30 de novembro de 2020, as receitas da marca NIKE foram de US $ 10,7 bilhões, um aumento de 8 por cento em relação ao ano anterior em uma base cambial neutra. Isso foi impulsionado pelo forte crescimento de dois dígitos em NIKE Direct, bem como em roupas esportivas e na marca Jordan, ligeiramente compensado por quedas de um dígito em nosso negócio de atacado.
Então, qual é a razão para a Nike perder seus jogadores? Achamos que é totalmente planejado pela Nike e eles simplesmente deixaram que muitos de seus melhores jogadores negociassem (ou simplesmente não fizeram uma oferta boa / razoável).
Nike concentra-se no futebol feminino desde a Copa do Mundo Feminina FIFA 2019
Em vez de investir em centenas de futebolistas masculinos de destaque, a Nike decidiu dar mais ênfase ao futebol feminino e ao esporte em geral.
Na verdade, a Nike já anunciou em meados de 2019 que vai colocar mais foco no futebol feminino e no seu desenvolvimento. Essa nova estratégia foi visível e apresentada pela primeira vez durante a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2019, quando a Nike convidou vários meios de comunicação para falar sobre sua nova estratégia feminina.
“No momento em que falamos, estamos criando uma conexão emocional ainda mais profunda com os consumidores por meio da Copa do Mundo Feminina na França”, disse o CEO da Nike, Mark Parker, durante uma teleconferência de resultados em 27 de junho de 2019
“Podemos sentir a energia e o impacto da Copa do Mundo em todo o crescimento do nosso negócio feminino. Atletas do mundo todo estão se envolvendo com o esporte como nunca antes”, disse Rosemary St. Clair, VP / GM da Nike Women, em um comunicado. “Quer se trate de vendas sem precedentes de kits de seleções nacionais, popularidade de sutiãs de alto desempenho ou impressões globais de nossa campanha, estamos entusiasmados com a forma como este verão contribuiu para a aceleração do ataque às mulheres na Nike”.
Essa nova estratégia se torna óbvia ao percorrer as imagens da Nike nas redes sociais. As contas do Instagram e Twitter da Nike Football da marca apresentam aproximadamente a mesma quantidade de atletas masculinos e femininos.