Antes de começar a partida entre Grêmio e Brasil de Pelotas desta quarta-feira, membros da comunidade judaica entraram no gramado da Arena do Grêmio carregando uma faixa com a mensagem “We Remember” – Nós Lembramos, em português. Essa é uma das ações da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, dia 27 de janeiro, próxima sexta-feira. Neste ano, completam-se 78 anos da liberação pelas tropas soviéticas do Campo de Extermínio de Auschwitz-Birkenau, em 1945.
A porto-alegrense Sheila Naiditch, integrante da comunidade judaica, entrou no estádio carregando a faixa: “é uma grande emoção participar deste momento aqui na Arena, estádio do meu time do coração. Me sinto homenageando a cada vítima do Holocausto. Espero despertar nas pessoas a importância de lembrarmos do que aconteceu. Para que nunca mais se repita, tem que lembrar.”
Presidente da Firs, Marcio Chachamovich explica que o objetivo da ação é sensibilizar a população para que o tema não caia no esquecimento: “lembrar toda a sociedade é de extrema importância para que esta barbárie jamais se repita.”
Marcio destaca que o ato é imprescindível, também, para que a tragédia não se torne banal para a sociedade: “hoje, lamentavelmente, temos ouvido com frequência comparações de diferentes atos com o Holocausto. Absolutamente nada se compara ao pior massacre já visto na história da humanidade.”
Neste sábado, a ação será realizada novamente, desta vez, no Estádio Beira Rio, no confronto entre Internacional e São Luiz.