O canal CazéTV suspendeu a transmissão dos jogos da primeira rodada do campeonato francês em todas as plataformas compatíveis. O motivo? O uso de VPN: fãs da liga na França utilizaram redes privadas para burlar o bloqueio por geolocalização e assistir aos jogos de graça como se estivessem no Brasil.
Administrada pela LiveMode em parceria com o streamer Casimiro Miguel, a CazéTV detém os direitos de transmissão da Ligue 1 no Brasil e transmite os jogos gratuitamente por aqui. No entanto, devido à situação, o canal não exibiu os jogos do último fim de semana e deve retomar as atividades na próxima sexta-feira (30), com a segunda rodada do torneio.
Invasão estrangeira
A transmissão gratuita dos jogos é exclusiva para o Brasil, mas torcedores franceses conseguiram acessar a live através do uso de uma VPN. Essa tecnologia permite que o usuário se conecte a um servidor brasileiro, fazendo com que o provedor entenda que o dispositivo está no Brasil, mesmo que esteja em outro país. Esse “drible” na geolocalização permitiu que muitos fãs assistissem aos jogos sem pagar, com alguns até enviando comentários em outros idiomas durante a live. Contudo, essa prática é ilegal nas plataformas parceiras da CazéTV.
Insatisfação na França
Esse movimento também reflete uma crise no futebol francês: a Ligue 1, que reúne times como Paris Saint-Germain e Olympique Lyonnais, teve dificuldade em renovar os direitos de transmissão. A cobertura televisiva só foi acertada com novas empresas poucas semanas antes do início do torneio, e a maioria dos jogos foi destinada a serviços pagos de streaming, o que gerou insatisfação entre os torcedores franceses. Como forma de protesto, a torcida do Saint-Étienne colou pôsteres ao redor do estádio com tutoriais de como usar VPN para assistir aos jogos de graça em outros países, como o Brasil.
Após a suspensão, a CazéTV publicou um comunicado informando que decidiu não transmitir os jogos até que todas as plataformas garantam o bloqueio correto para usuários fora do Brasil. A transmissão deve ser retomada na próxima rodada.
YouTube foi alvo no campeonato alemão
O YouTube, uma das plataformas onde a CazéTV está disponível, foi um dos alvos principais das VPNs durante a transmissão da Bundesliga. Momentos antes de uma partida do campeonato alemão, a CazéTV confirmou que não transmitiria o jogo na plataforma de vídeos do Google, mas os brasileiros puderam acompanhar a partida em outros serviços como Prime Video, Samsung TV Plus e Mercado Play.
O que diz a CazéTV
A LiveMode, empresa que administra a CazéTV, afirmou que está tomando “todas as medidas necessárias para combater a pirataria” e ressaltou que esse é um “problema geral da indústria”.