Celebrando o Mês da Consciência Negra, a adidas Brasil trabalhou em parceria com o hub de entretenimento Laboratório Fantasma para produzir camisas para Cruzeiro, Internacional e Atlético Mineiro que celebram as conexões entre as populações africana e brasileira por meio da cultura e do design.
Novembro é o Mês da Consciência Negra e, para comemorar, a adidas produziu uniformes especiais para Cruzeiro, Internacional e Atlético Mineiro, tendo este último já estreado o uniforme em sua vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza. Os designs coletivos prestam homenagem às tranças, um dos símbolos mais reconhecidos de resistência na cultura negra.
Com direção criativa do Laboratório Fantasma – uma organização afroempreendedora nascida na periferia de São Paulo com o propósito de transformar a realidade da sociedade, utilizando arte, cultura e música como instrumentos para combater desigualdades, violência e todos os tipos de discriminação – a campanha conta com a participação do rapper, cantor e compositor Rael.
Com a mensagem “Trança, Brasil e África”, a campanha de Excelência Negra é inspirada em diferentes tipos de tranças ao longo da história, representando esses símbolos no design da camisa. Predominantemente de cor creme, as camisas têm designs que simbolizam tranças, misturando elementos amarelos nas mangas e na parte inferior da frente com as cores mais tradicionais de cada clube, ou seja, azul para o Cruzeiro, vermelho para o SC Internacional e preto para o Atlético Mineiro. Na parte central da camisa, o emblema amarelo “Da Raiz à Luta” completa o design.
“Esta colaboração com a adidas e os clubes tem como objetivo destacar como as tradições africanas estão presentes em nossa sociedade e que devem ser motivo de orgulho, respeito e apreço. Como amante do futebol, é um sonho poder viabilizar essa colaboração com a adidas, que trará orgulho, consciência e afeto para tantos fãs e para a sociedade brasileira. As marcas desempenham um papel fundamental nesse diálogo e é um prazer fazer parte dessa conquista”, disse Evandro Fióti, CEO do Laboratório Fantasma.