No último sábado, 15 de outubro, ocorreu a grande finalíssima da Jornada Al Rihla campeonato de futebol 3×3 promovido pela adidas e CUFA (Central Única das Favelas). O campo da Arena Heliópolis, área revitalizada pela marca em parceria onde tudo começou, foi palco da disputa entre as equipes classificadas nas etapas regionais que ocorreram ao longo do ano.
Após passar por seis capitais brasileiras e contar com a participação de 348 times femininos e masculinos, a disputa final do torneio ficou por conta dos 12 trios vencedores de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia e Manaus.
Em um verdadeiro espetáculo em campo, no feminino o trio de Goiânia “Carioquinhas”, com as jogadoras Sarah Jessica, Amanda Gomes e Amanda Ferreira, triunfou. Com um placar de 9 a 6, entre jogadas e passes brilhantes, a equipe goiana garantiu sua vitória contra o time amazonense as Palestinas.
“Nunca viajamos para outro país. Na verdade, esse ano que começamos a viajar de avião. Nunca imaginamos assistir um jogo de Copa em outro país e a adidas está proporcionando isso. É o começo de um sonho.” comenta Amanda Gomes, jogadora das Carioquinhas.
Já no masculino, a equipe Sociedade Esporte Clube, com o trio Cristian Magno, Luiz Eduardo Lopes e Wladiêr Caique Mendonça Lima, se consagrou como grande campeã. Na disputa final, os manauaras garantiram o seu passaporte para o Catar com um placar de 7 a 2 contra o time dos Falcões, do Rio Grande do Sul.
“Por meio do futebol eu pude me formar e eu vou ganhar uma viagem para o Catar. Sonho é para ser sonhado e quando a gente consegue sonhar, se a gente trabalhar um pouquinho, a gente realiza” celebra Luiz Eduardo Lopes, do time Sociedade E.C.
Além do público animado que preencheu as arquibancadas da arena, o campeonato contou com a presença ilustre de grandes nomes do futebol masculino e feminino como, Adriano Imperador, Zé Roberto, Dunga, Cristiane, Formiga, Caio Ribeito, entre outros. Assim como os embaixadores da marca, Luva de Pedreiro, Futblack, Jukanalha, Negrete e Nat Guitler, entre outros, responsáveis por participar de desafios de habilidades e interagir com o público na arena, com direito a sessão de fotos.
Agora, os campeões partem para uma nova aventura, porém, dessa vez como torcedores. Todos terão a oportunidade de vibrar e assistir de perto aos jogos da Copa do Mundo FIFA Catar 2022™, em uma experiência proporcionada pela marca das três listras.
LEGADO “A JORNADA”
“A Jornada” teve início em maio deste ano em São Paulo, na Arena Heliópolis, junto ao lançamento da bola do Mundial, Al Rihla. Após o pontapé inicial, o torneio passou por outras cinco capitais brasileiras antes da grande final, sendo: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia e Manaus. Ao todo 132 equipes femininas e 216 equipes masculinas entraram na disputa pelo sonho de qualquer fã de futebol: a oportunidade de torcer e assistir de perto os jogos da Copa do Mundo.
“A viagem para o Catar é um prêmio espetacular, mas sabemos que o resultado vai além dele. Em cada região deixamos uma marca, uma parte da história do que foi essa iniciativa que percorreu o Brasil. Com o imenso apoio dos moradores e a parceria incrível da CUFA, conseguimos reunir aproximadamente 6 mil pessoas juntando todas as etapas. Sem dúvidas encerramos esse capítulo com orgulho”, Pedro Portescheller, gerente sênior de marketing da adidas Brasil.
Com o objetivo de fomentar o esporte e o desenvolvimento dos jovens, como também dos moradores de cada região, com a cooperação e auxílio da CUFA, a adidas procurou quadras dentro das comunidades para sediarem os jogos. Antes das partidas, os locais recebiam uma revitalização completa e 5 quadras e 1 campo passaram por essa repaginação.
Seguindo também com a proposta de ser um campeonato de futebol inclusivo, todas as etapas contavam com vagas exclusivas para equipes das comunidades atendidas pela CUFA, totalizando 134 times que fizeram parte da trajetória do torneio.
“Para a gente é uma enorme felicidade promover este tipo de evento esportivo, e é sensacional saber que esses jovens vão assistir à Copa do Mundo ao vivo, graças às nossas ações” Marcivan Barreto, presidente da CUFA São Paulo.