SPORTLIFE & VIVÊNCIA

adidas recebe a ‘Euro Style Cup’ no CONFIRMED

Gostou? Compartilhe

Com um verão de futebol internacional no horizonte, a adidas está pronta para focar em uma fonte diferente de criatividade, convidando 16 dos varejistas mais culturalmente conectados e relevantes de toda a Alemanha e Europa para competir na ‘Euro Style Cup ’24’.

A maioria dos fãs de futebol estará com os olhos firmemente fixados no Euro ’24 ou na Copa América neste verão (ou nos dois, se você for organizado o suficiente para equilibrar todos esses jogos!), mas antes do pontapé inicial na Alemanha e nos Estados Unidos, respectivamente, a adidas criou um pequeno prólogo para aguçar o apetite na forma da ‘Euro Style Cup ’24’: uma batalha entre 16 dos varejistas de moda e streetwear mais culturalmente conectados e relevantes de toda a Alemanha e Europa, que competirão em dois desafios de design de camisetas de futebol com o público decidindo quem será o vencedor.

A humilde camiseta de futebol é, sem dúvida, o espírito máximo de criatividade no jogo, representando identidade e autoexpressão. Ela conecta os fãs além do campo de futebol, nos últimos anos encontrando novo significado cultural através de seus vínculos cada vez mais orgânicos com as cenas de música e streetwear. Camisa ou jersey – como você quiser chamar, é o melhor canvas para a criatividade em um contexto futebolístico moderno – todas as camisas começam como o mesmo canvas em branco e, no entanto, todas acabam contando sua própria história visual sobre a cultura e valores da comunidade que representam. E é esse ethos que está por trás da adidas Euro Style Cup, com os parceiros convidados dando vida às suas criações de uma forma que esperamos capturar a imaginação dos fãs em todo o mundo.

E assim, 16 contas (oito ‘times’ da Alemanha e oito ‘times’ de outros lugares da Europa) se preparam para a batalha, inicialmente em duas rodadas, com o público decidindo seus destinos coletivos votando através do aplicativo CONFIRMED da adidas. A primeira rodada verá os dois varejistas mais votados de ambas as categorias (casa e fora) avançando para uma semifinal (segunda rodada), onde os quatro serão reduzidos a dois – um design vitorioso de camisa de casa e um de visitante. E o prêmio é que esses dois designs vencedores serão produzidos e estarão disponíveis para compra no CONFIRMED e nos varejistas vencedores, com os últimos dois times em pé prontos para disputar uma ‘Final’ em Berlim, vestindo seus uniformes. Então, indo direto ao assunto, aqui estão os 16 participantes…

AFEW

euro style cup 32-min.jpg
euro style cup 31-min.jpg

AFEW abraçou totalmente a influência dos estilos da J-League, desde o patrocinador inspirado nas embalagens de comida japonesa até o lindo brasão em estilo de monograma. O espírito cultural e vibrante de Little Tokyo está integrado de forma harmoniosa ao design, homenageando a expressão estética da marca.

Asphaltgold

euro style cup 30-min.jpg
euro style cup 29-min.jpg

Para esta camisa, a Asphaltgold se inspirou na nostalgia, voltando no tempo para designs do início dos anos 2000. O color blocking dá um toque moderno, enquanto o emblema do clube apresenta uma rosa, simbolizando o amor da marca pelo jogo.

Bonkers

euro style cup 28-min.jpg
euro style cup 27-min.jpg

Bonkers mergulhou no coração de sua cidade natal para buscar inspiração. A cidade de Frankfurt é marcada por contrastes marcantes, dentro dos quais a vida da cidade se move em uma gigantesca zona cinzenta. A cidade é um marco histórico da cultura techno e um dos centros da cultura moderna de rap alemão, situada entre banqueiros e viciados em um dos lugares mais coloridos de cinza do mundo.

BTSN

euro style cup 26-min.jpg
euro style cup 25-min.jpg

Tirando inspiração de Nova York para um design elegantemente estiloso, a oferta da BTSN apresenta um brasão inspirado em equipes esportivas dos EUA com a integração da Big Apple e o logo da marca BSTN. As cinco estrelas representam os cinco distritos de Nova York.

Civilist

euro style cup 24-min.jpg
euro style cup 23-min.jpg

Nascida em Berlim e crescendo em uma cidade que foi reunificada em 1989 foi o melhor, de acordo com aqueles da Civilist. Além do skate, a música foi uma grande influência para eles, e para sua camisa, eles usaram as cores vibrantes da vida noturna Techno de Berlim do início dos anos 90 como inspiração, criando um mashup único de cores pastéis.

HHV

euro style cup 22-min.jpg
euro style cup 21-min.jpg

Outra marca que se inspira na história e cultura de sua cidade natal, Berlim, o brasão da HHV é uma homenagem às suas origens como uma loja de vinis. O patrocinador, “Allet paletti”, é um ditado típico de Berlim, significando algo como “tudo certo”. O número “89” foi escolhido em referência à queda do Muro de Berlim em 1989, que este ano marca o 35º aniversário. A paleta de cores rosa e cinza foi escolhida para representar as diferentes vibrações de Berlim: colorida e alta (rosa), concreta e prédios de apartamentos (cinza).

Overkill

euro style cup 20-min.jpg
euro style cup 19-min.jpg

A inspiração da paleta de cores de sua camisa vem em parte da preferência geral do CEO Marc pelo azul claro, mas também da icônica camisa da seleção nacional da Argentina. A cor também representa o Spree e os muitos lagos de Berlim, que têm grande importância na cidade. O gráfico do patrocinador refere-se às origens da Overkill, que estão no graffiti, que ainda tem um alto status e é uma parte importante do DNA da marca.

solebox

euro style cup 18-min.jpg
euro style cup 17-min.jpg

Para a solebox, eles chegam ao coração do que o futebol é para eles. “Communauté” significa “comunidade” em francês, e comunidade e igualdade são os valores fundamentais do futebol de rua; todos têm o mesmo direito de jogar, independentemente de seu país de origem. O futebol de rua em Berlim é um esporte diversificado, e assim as diferentes línguas em seu design de camisa representam as diversas comunidades em Berlim e as maiores nações do futebol.

END.

euro style cup 16-min.jpg
euro style cup 15-min.jpg

Essa estrela azul instantaneamente traz memórias dos kits da era dos anos 90 de um certo time na parte norte da Inglaterra, e kits retrô usados por muitos músicos Geordie ao longo dos anos, como Sam Fender e sua banda. Sam entra no palco para cada show com ‘Local Hero’, que foi integrado nos detalhes do kit.

FOOTDISTRICT

euro style cup 14-min.jpg
euro style cup 13-min.jpg

Essa vai bem fundo… veja, a Legio VII, a legião romana que deu nome à cidade de León, está como núcleo criativo deste design. León é o local de nascimento da FOOTDISTRICT e onde, até hoje, mantém sua força e inspiração. Antes de seu desaparecimento no século V, a Legio VII esculpiu e defendeu reinos que se estendiam da Betica ao Danúbio, exibindo consistentemente o tom bordô em sua insígnia, e adaptando seu nome a novos contextos e estruturas.

Footpatrol

euro style cup 12-min.jpg
euro style cup 11-min.jpg

O design da Footpatrol é inspirado no início de Soho e em sua rica influência musical, especialmente por sua abundância de lojas de discos, prestando homenagem ao apreço pela música em escalas locais e globais. Um esquema de cores incomum, mas que funciona.

Footshop

euro style cup 10-min.jpg
euro style cup 9-min.jpg

Ok, você provavelmente não estava esperando ver um design de camisa aqui que homenageasse o Simply Red, não é mesmo? Bem, agora você tem, e vem da marca tcheca Footshop. Um elegante design de riscas cinzas em preto faz referência a duas coisas: a estética concreta e cinza das ruas do leste europeu, e nos elementos prateados/cinza, que a equipe tcheca ficou em segundo lugar na Euro1996. Ele apresenta um gráfico ondulado do Metrônomo em vermelho, destacando a silhueta do monumento Letná (Letná é um local na cidade capital da Footshop conhecido por seus festivais de música e estádio de futebol, onde a equipe CZ Nation joga suas partidas em casa). A numeração é inspirada na EURO 96 – referindo-se ao melhor momento da história do futebol tcheco, enquanto a tag “FOOTSHOP TOGETHER. FOREVER.” foi inspirada na música oficial da EURO 96 de – você adivinhou – Simply Red.

Luisa Via Roma

euro style cup 7-min.jpg
euro style cup 8-min.jpg

LVR vai além do design da camisa, inventando um todo estética de “clube”. Eles introduzem o Sons Of The Future Football Club, uma encarnação harmoniosa do pulso musical e espírito vibrante que definem sua comunidade em Florença. Os tons reais roxos na base preta apresentam-se como a cor oficial de seu clube de futebol. O roxo, historicamente associado à realeza e criatividade artística, e bem conhecido como as cores de casa da Fiorentina, presta homenagem ao esplendor de Florença e seu icônico Teatro Verdi.

SLAM JAM

euro style cup 6-min.jpg
euro style cup 5-min.jpg

Ao cruzar os três principais momentos de camisas de futebol do fundador da Slam Jam, Luca Benini (sua primeira paixão AC Milan, o rei total do futebol Johan Cruyff no Ajax e o jogo de entretenimento puro no melhor Flamengo do Brasil), a marca adicionou seu toque de herança com a estampa de zebra. O design faz referência à primeira peça da coleção pessoal de Luca Benini, comprada no final dos anos 1970 em uma loja milanesa que o jovem então menino alcançou de trem. É uma camisa mergulhada em história, mas que mistura a estética moderna, até o logo “Chaos is Order” da Slam Jam, que é executado perfeitamente ao lado do brasão do clube.

SNS Sneakersnstuff

euro style cup 4-min.jpg
euro style cup 3-min.jpg

Sendo uma conta sueca, a SNS não procurou mais do que as cores nacionais da Suécia para sua inspiração, dado que sentiram que alguém tinha que representar a Suécia na Eurocopa. Ponto justo. Limpo e simples e combinado com aquela forma de Teamgeist, é definitivamente uma vibração.

SVD

euro style cup 2-min.jpg
euro style cup 1-min.jpg

Tirando a energia e vivacidade de sua cidade natal de Barcelona, a SVD montou uma base branca com riscas pelo corpo. Cores em blocos aparecem nos ombros e mangas para um efeito de contraste, completado por detalhes em cinza e vermelho. As escolhas de cores não são necessariamente associadas a Barcelona, mas ainda assim é um visual arrumado.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.