Impulsionado pela alta do Kanye West nas paradas de sucesso e depois de quase 10 anos, o álbum “Cruel Summer” chegou a disco de platina pelos dados da RIAA.
Lançado em 13 de setembro de 2012 pelos membros da gravadora americana GOOD Music. O Álbum teve 4 singles que chegaram na Billboard 200. Após seu lançamento, Cruel Summer recebeu avaliações mistas dos críticos da música, que elogiaram as músicas em que Kanye West participou, mas criticaram o restante do álbum.
O disco estreou em 2º lugar na Billboard, vendendo 205 mil cópias em sua primeira semana. O álbum também alcançou o top 10 das paradas na Austrália, Canadá, Suíça e Reino Unido.
Kanye fundou sua gravadora GOOD Music em 2004. Desde o início, vários artistas foram contratado, incluindo parceiros próximos de West, como Big Sean, Common, Kid Cudi, John Legend e Pusha T.
Em 23 de maio de 2012, o título do álbum foi revelado quando o filme de Cruel Summer estreou no Festival de Cannes. O álbum foi originalmente previsto para ser lançado no dia 7 de agosto de 2012, mas sofreu vários atrasos.
Pusha T disse que gravou mais de 20 versos para o álbum, e uma música com Big Sean e Common chamado de “Trash Bags”, que acabou sendo descartada. A rapper americana Azealia Banks também disse que gravou com o Kanye no início de 2012, mas suas contribuições não foram incluídas no álbum.