Alia Guagni encerra carreira com camisa-manifesto pelo futuro das jogadoras

Alia Guagni encerra carreira com camisa-manifesto pelo futuro das jogadoras

Gostou? Compartilhe

No Dia das Mães, Alia Guagni decidiu fazer muito mais do que um simples adeus aos gramados. Em sua última partida pelo F.C. Como Women, a lenda do futebol italiano vestiu uma camisa especial: em vez do nome e número, trazia impresso o seu currículo profissional completo.

Em parceria com a agência criativa LePub, a ação transformou a tradicional homenagem de despedida em um manifesto urgente: o que acontece com as jogadoras depois da aposentadoria?

Campeã, capitã, símbolo da Azzurra com mais de 100 partidas, Alia encerra uma trajetória de mais de 20 anos não apenas como atleta, mas agora como mãe — e como referência de liderança.

“Eu nunca busquei os holofotes. Mas tem momentos em que falar é o único caminho certo — especialmente se pode ajudar quem vem depois de mim”, afirmou Guagni.

Mais do que um gesto simbólico, a camisa com seu currículo é uma crítica direta à falta de estrutura para as atletas após deixarem o campo. E é também uma proposta concreta de transformação.

O F.C. Como Women, por meio do programa Beyond, já oferece ferramentas para preparar suas jogadoras para o pós-carreira. Mas foi além: só fechará patrocínios com marcas que se comprometam a contratar ex-jogadoras.

Trata-se de uma mudança de paradigma. Em vez de patrocínios baseados em visibilidade, a ideia é criar parcerias com propósito — um modelo que pode e deve inspirar o esporte como um todo.

A camisa-manifesto de Alia Guagni costura, em cada linha, um pedido coletivo por respeito, por dignidade e por futuro. Porque o jogo não termina com o apito final — e nem o valor das jogadoras.