FUTEBOL

Após 15 anos Sam Allison será o primeiro árbitro negro na Premier League

Gostou? Compartilhe

Sam Allison quebrará barreiras ao se tornar o primeiro árbitro negro a comandar um jogo desde Uriah Rennie, em 2008. Ele estará à frente da partida entre Sheffield United e Luton no Boxing Day. A promoção de Allison para a Premier League ocorre após várias temporadas na EFL, garantindo seu lugar na Championship no início da temporada 2023/24.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

Rebecca Welch também está prestes a fazer história como a primeira mulher a arbitrar uma partida na Premier League. Essa nomeação inovadora a verá comandar o confronto entre Fulham e Burnley no sábado, 23 de dezembro. Isso marca mais um marco significativo para Welch, que anteriormente fez história como a primeira mulher a arbitrar uma partida da EFL em abril de 2021 e apitou um jogo masculino da FA Cup em janeiro de 2022.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

Em uma demonstração adicional de suas habilidades, ela atuou como quarta árbitra na vitória por 1 a 0 do Manchester United sobre o Fulham em novembro, tornando-se a primeira mulher a desempenhar esse papel na Premier League.

O Professional Game Match Officials Limited (PGMOL), supervisionado por Howard Webb, tem trabalhado ativamente para aumentar a diversidade entre os árbitros da Premier League. Esta iniciativa viu Bhupinder Singh Gill tornar-se o primeiro árbitro Sikh-Punjabi na Premier League, nomeado como assistente em janeiro.

Webb disse: “Estou animado para ver a nomeação de Rebecca Welch para sua primeira partida como árbitra na Premier League e, no Boxing Day, veremos Sam Allison comandando seu primeiro jogo. Ambos fazem parte do grupo de desenvolvimento da PGMOL. É uma iniciativa vinculada ao plano de desenvolvimento de árbitros de elite, que está em vigor há alguns anos para acelerar a trajetória de árbitros talentosos.

“Nunca vimos uma mulher comandar um jogo da Premier League antes, então é significativo. E Sam, sendo o primeiro árbitro negro desde Uriah Rennie – um ex-colega meu – [é] resultado da qualidade de suas atuações nas últimas semanas na Football League e na Championship. Ambas as nomeações são merecidas.

“Mas, é claro, também os mostra como modelos a serem seguidos. Demonstra que as pessoas podem chegar lá através do caminho.”

A Football Association (FA) também se comprometeu a aumentar a diversidade entre os árbitros, com a meta de recrutar 1.000 árbitros de origens diversas nos próximos três anos.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.