No mês da Consciência Negra o artista Cety Soledad expõe Artista Cety Soledad expõe “Retomada” sua expo autoral na Nave Engenhão, no Engenho de Dentro, Zona Norte do RJ durante o evento “Novembro Negro”, que visa a valorizaçao da arte fotográfica e urbana de artistas e produtores negros, com exposições físicas e virtuais nas galerias e demais soluções digitais. Com palestras, intervenções de artistas urbanos, djs e muito mais.
Com muita resistência, o cria da Vila Aliança, zona oeste do Rio, concilia as atividades de grafiteiro, artista plástico e músico. Autodidata, suas artes e seu estilo inconfundível retratam a Retomada. Cety percebeu o quanto seu ritmo de trabalho estava intenso, quando foi levado às pressas ao hospital com princípio de infarto, e lá foi diagnosticado síndrome do pânico, ansiedade e depressão, o que o fez refletir bastante sobre a situação em que estava. Foi então que nasceu a obra “Re Tomada”, um autorretrato em que estava com os olhos fechados, os forçando a ligar o interruptor na sua testa, simbolizando o uso da sua força mental para dar um novo start em sua vida. A partir dessa obra, começou a observar tomadas e interruptores como formas de conexão. Todas as suas manifestações artísticas possuem uma interpretação pessoal, podendo ser facilmente absorvida por todos da forma em que se conecta com elas.
“Já me questionei várias vezes, de onde vinha toda essa conexão se, quando criança, eu não tinha pais ou familiares que viviam da arte e o lugar que eu vivia não me proporcionaram esse tipo experiência como teatro, museus ou qualquer incentivo que me despertasse ser um artista?”
“Seria uma herança ancestral? Um dom de Deus? Algumas respostas eu sei que nunca vou ter, mas sei que abracei a arte como se fosse tudo que tenho e ela me salvou e me abraçou de volta.. eu sou minha arte e a arte é meu reduto” relata o Cety, um dos grandes artistas da cena carioca.
Serviço:
De 23 a 30 de novembro.
De terça-feira a sábado, das 9h às 21h. E domingo, das 9h30m às 16h30m.
Nave do Conhecimento do Engenhão – Rua Arquias Cordeiro 1.516, Engenho de Dentro.
Entrada: gratuita.