A plataforma ArtStation, reúne portfólio de diversos profissionais do ramo artístico e por não haver regras que proíbam ou inibam o upload de material gerado por inteligência artificial, se viu em meio a uma grande guerra.
Vários artistas estão protestando contra a inatividade deles perante o avanço da tecnologia.
Quem acessou a plataforma recentemente encontrou a mesma imagem, escrita “No to AI Generated Images” – que em tradução direta significa “Não para as imagens geradas por inteligência artificial”.
ArtStation falou sobre o assunto
A Epic Games, dona da ArtStation, se pronunciou sobre o assunto, mas não agradou quem estava protestando.
“Os guias de conteúdo da plataforma não proíbem o uso de ferramentas de inteligência artificial no processo de criação de arte que é compartilhada em nossa comunidade. Com isto dito, nós nos orgulhamos de carregar diversos portfólios que tiveram seu design para elevar e celebrar todo o grupo de artistas. Eles devem postar apenas o que criaram e encorajamos todos a serem transparentes neste processo”.
IA cada vez mais presente nas artes
Fui conhecer este mundo e entender como funciona, por incrível que pareça, eu sem nenhum dom para criar artes, elaborei algumas imagens só com descrições inscritas. A plataforma que utilizei foi a Midjourney. Um laboratório de pesquisa independente que produz um programa proprietário de inteligência artificial que cria imagens a partir de descrições textuais, semelhante ao DALL-E da OpenAI e ao Stable Diffusion de código aberto. A ferramenta está atualmente em beta aberto.
Veja alguns exemplos feitos por mim com descrições simples e alguns detalhes para que a plataforma entendesse o efeito de luz e etc..