Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprova PL que reconhece a relevância do Hip-Hop no Estado

Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprova PL que reconhece a relevância do Hip-Hop no Estado
Gostou? Compartilhe

No último dia 23, foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei nº 3.025/2021, o qual reconhece a relevância cultural do Hip-Hop e de seus segmentos como elementos fundamentais para a formação, fruição e fomento a identidade cultural das periferias.

A aprovação ocorreu em segundo turno de votação entre os parlamentares, e agora segue para a decisão do governador Romeu Zema, do Partido NOVO, que sancionará ou vetará o PL.

A partir de então, o Hip-Hop passa a ser objeto de proteção específica, por meio de inventários, tombamento, registros e demais procedimentos administrativos para garantir a permanência e o crescimento da cultura do Hip-Hop no Estado.

A Deputada Estadual Andreia de Jesus (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, e autora do Projeto de Lei, ressalta a importância desses movimentos para as populações periféricas.

Podemos destacar inúmeras interações entre jovens, estudantes, artistas, coletivos, pesquisadores, agentes culturais e educadores, que utilizam a cultura Hip Hop como meio de construir um processo formativo que se baseie em referências extraídas em cada localidade“, explica a parlamentar.

A deputada relembra ainda os obstáculos sofridos pelo movimento:

Contudo, a estigmatização que existe em torno da cultura do Hip Hop dificulta a vida dos artistas da área, o acesso a fomentos e recursos e a própria liberdade de se expressar, por isso, descriminalizar o Hip Hop é uma das reparações históricas a serem realizadas junto a população negra, periférica, favelada, oriunda dos aglomerados por todo Estado“, reforça Andréia de Jesus.

Imagem: Reprodução/Instagram – @andreiadejesuus

 

Postado