Athletic Club vs Atlético de Madrid não é apenas um grande jogo porque apresenta dois times atualmente entre os cinco primeiros da LALIGA EA SPORTS. É também um duelo entre dois clubes com muitas semelhanças. Enquanto muitas pessoas sabem que esses dois clubes vestem vermelho e branco e têm nomes semelhantes, nem todos sabem que a relação deles é mais formal do que isso.
O Atlético de Madrid de hoje foi estabelecido em abril de 1903 como Athletic Club de Madrid, com os fundadores sendo torcedores bascos do Athletic Club de Bilbao que estudavam na capital espanhola e queriam manter a conexão com seu time.
O Athletic Club de Madrid naturalmente adotou as cores de seu clube “pai”, que havia sido estabelecido cinco anos antes. Ambos usavam inicialmente camisas quadriculadas em azul e branco, antes de mudarem para suas atuais listras vermelhas e brancas em 1911, depois de receberem um conjunto de camisas originalmente feitas para o clube inglês Southampton.
Os dois Athleticos eram tão próximos em seus primeiros anos que não podiam se encontrar em competições oficiais. Eles até compartilhavam jogadores às vezes; o atacante estrela do lado de Madrid, Manuel Garnica Serrano, foi “emprestado” aos bascos para a final da Copa del Rey de 1911 e marcou o gol contra o CD Espanyol de Barcelona.
À medida que o futebol espanhol se formalizava e profissionalizava, os dois Athleticos se afastaram. Em 1921, o lado de Bilbao foi coroado campeão nacional após uma vitória por 4-1 sobre seus “irmãos” de Madrid em San Mamés. A autonomia total já estava estabelecida quando ambos se tornaram membros fundadores da LALIGA em 1928/29. O primeiro encontro na primeira divisão aconteceu em 7 de abril de 1929 no Estadio Metropolitano, em Madrid, com os visitantes vencendo por 3-2.
Os jogos entre os dois foram frequentemente disputados ao longo das décadas, assim como as rivalidades entre irmãos podem esquentar às vezes. Um famoso empate em 6 a 6 na LALIGA em janeiro de 1950 viu o nascido no Marrocos, Larbi Benbarek, entre os artilheiros em uma virada épica do Atlético de Madrid. A vitória por 4-1 do Athletic Club em San Mamés com 10 jogadores em outubro de 1982 foi uma vitória chave rumo ao título da LALIGA EA SPORTS naquela temporada. Uma vitória por 2-1 em San Mamés em abril de 2014 foi reconhecida pelo atual técnico do Atleti, Diego Simeone, como o momento em que soube que sua equipe realmente tinha o que era necessário para conquistar o título da LALIGA EA SPORTS daquela temporada.
Também houve encontros famosos em outras competições. A final da Copa del Rey de 1956 viu o Athletic Club vencer por 2-1 em Madrid. E o Atlético de Madrid saiu vitorioso por 3-0 quando os dois times rojiblancos se encontraram na final da Liga Europa de 2011/12, em Bucareste, sendo este o único encontro deles até agora em competições da UEFA.
As conexões entre os times continuam até hoje. O ex-diretor esportivo do Athletic Club, José María Amorrortu, foi diretor acadêmico do Atlético de Madrid de 2006 a 2011, trabalhando com atuais estrelas do time principal como Koke, antes de se mudar para o norte e ajudar a desenvolver talentos locais bascos, incluindo Iñaki Williams e Iker Muniain.
O atual jogador do Athletic Club, Raúl García, fez 216 aparições na LALIGA pelo Atlético de Madrid entre 2007 e 2015. O gol do meio-campista nascido em Pamplona em um empate por 1-1 em San Mamés algumas temporadas atrás significa que ele é um dos poucos a marcar para ambos os lados no confronto.
A rivalidade entre irmãos continua neste sábado às 12:15 (Horário de Brasília) em San Mamés, quando a equipe de Simeone visita o Athletic Club de Ernesto Valverde em uma partida da LALIGA EA SPORTS. Torcedores e jogadores de ambos os times aproveitarão a ocasião, embora as conexões passadas valham pouco quando três pontos estão em jogo.