A partida entre Atlético-MG e Bahia, disputada neste domingo (2), na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), válida pela 7ª rodada do Brasileirão, foi palco de uma ação em prol do meio ambiente. O objetivo foi alertar aos brasileiros sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global.
O Instituto Galo, os Ministérios Públicos de Minas Gerais e Bahia, e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) do Governo de Minas Gerais também fizeram parte da iniciativa.
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será celebrado na próxima quarta-feira (5), os capitães dos dois times, Hulk (Atlético-MG) e Éverton Ribeiro (Bahia), entraram em campo carregando uma bola de gelo (feita com água de reuso), simbolizando o globo terrestre, na campanha intitulada “Juntos pelo Planeta”. A bola foi deixada em um totem ao lado do gramado, e o seu derretimento durante a partida representou o aquecimento global.
“Estamos todos acompanhando perplexos a situação dos nossos irmãos gaúchos. E esses eventos extremos estão cada vez mais recorrentes. Os indicadores de mudanças climáticas, como aumento da temperatura do planeta, emissão de gases de efeito estufa, elevação do nível do mar, estão batendo recorde. Por isso, o meio ambiente e o futebol se unem em defesa da vida, do nosso planeta e das futuras gerações. Essa campanha reúne grandes instituições para alertar sobre o aquecimento global e o impacto na vida de cada um de nós. Juntos, podemos virar esse jogo”, comentou Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Minas Gerais.
“O meio ambiente é uma luta de todos nós. Precisamos despertar a consciência ambiental nas pessoas e instituições, para tentar minimizar a ocorrência de tragédias como essa que atingiu o povo gaúcho”, acrescentou Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo.
“Tragédias como essa no Rio Grande do Sul devem ser vistas como um alerta importante para que passemos a adotar medidas mais severas e radicais de preservação do meio ambiente, sob pena de termos de lidar constantemente com fatos dessa gravidade”, finalizou Vitor Ferraz, diretor de operações e relações institucionais do Bahia.
A campanha conta com um filme principal, que destaca que, em 2050, os danos poderão ser irreversíveis, de acordo com um relatório da Chatham House, de Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas. O filme anuncia ainda a declaração do risco de extinção da humanidade e alerta que ainda há tempo para virar o jogo. A criação da campanha é da agência Giusti Creative PR, com produção dos filmes feita pela Santeria.
Por fim, Atlético-MG e Bahia ainda jogaram com um patch especial do logotipo da campanha em suas
Evento Especial na Arena MRV
A partida entre Atlético-MG e Bahia, disputada neste domingo (2), na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), pela 7ª rodada do Brasileirão, foi mais do que um simples confronto esportivo. O jogo foi palco de uma ação significativa em prol do meio ambiente, com o objetivo de alertar os brasileiros sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global.
Parceria em Prol do Meio Ambiente
A iniciativa contou com a colaboração do Instituto Galo, dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e Bahia, e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) do Governo de Minas Gerais. A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na próxima quarta-feira (5).
Símbolos e Mensagens Poderosas
Os capitães dos dois times, Hulk (Atlético-MG) e Éverton Ribeiro (Bahia), entraram em campo carregando uma bola de gelo feita com água de reuso, simbolizando o globo terrestre. A bola foi deixada em um totem ao lado do gramado, e o seu derretimento durante a partida representou o aquecimento global. A campanha, intitulada “Juntos pelo Planeta”, buscou conscientizar os torcedores sobre os impactos das mudanças climáticas.
Declarações das Autoridades
Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Minas Gerais, destacou a importância da campanha: “Estamos todos acompanhando perplexos a situação dos nossos irmãos gaúchos. E esses eventos extremos estão cada vez mais recorrentes. Os indicadores de mudanças climáticas, como aumento da temperatura do planeta, emissão de gases de efeito estufa, elevação do nível do mar, estão batendo recorde. Por isso, o meio ambiente e o futebol se unem em defesa da vida, do nosso planeta e das futuras gerações. Essa campanha reúne grandes instituições para alertar sobre o aquecimento global e o impacto na vida de cada um de nós. Juntos, podemos virar esse jogo”.
Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo, acrescentou: “O meio ambiente é uma luta de todos nós. Precisamos despertar a consciência ambiental nas pessoas e instituições, para tentar minimizar a ocorrência de tragédias como essa que atingiu o povo gaúcho”.
Vitor Ferraz, diretor de operações e relações institucionais do Bahia, finalizou: “Tragédias como essa no Rio Grande do Sul devem ser vistas como um alerta importante para que passemos a adotar medidas mais severas e radicais de preservação do meio ambiente, sob pena de termos de lidar constantemente com fatos dessa gravidade”.
Campanha “Juntos pelo Planeta”
A campanha inclui um filme principal que alerta que, em 2050, os danos ao meio ambiente poderão ser irreversíveis, conforme um relatório da Chatham House sobre Avaliação de Riscos das Mudanças Climáticas. O filme destaca a urgência de ação para evitar a extinção da humanidade e incentiva todos a “virar o jogo” a tempo. A criação da campanha é da agência Giusti Creative PR, com produção dos filmes pela Santeria.
Customização e Conscientização no Jogo
Durante o jogo, Atlético-MG e Bahia exibiram um patch especial com o logotipo da campanha em suas camisas. As bandeirinhas de escanteio, as faixas de capitão das equipes, a bandeira do Galo Doido e um grande bandeirão no círculo central do gramado foram customizados para reforçar a mensagem ambiental.
camisas. Além disso, as bandeirinhas de escanteio e as faixas de capitão das equipes também foram customizadas, bem como a bandeira do Galo Doido e um bandeirão no círculo central do gramado.