A internet se viu em meio a um furação de opiniões sobre o questionamento: Beatmaker é autor da faixa? A melhor resposta para tudo isto é: depende do acordo entre partes.
Daniel GanjaMan que dispensa apresentação, é um dos produtores musicais mais conceituados na cena e expressou sua opinião sobre o assunto em uma de suas redes sociais.
“Desconsiderando o motivo do assunto vir à tona (que inclusive, não me diz respeito), estou lendo muita opinião de amigos e que sou obrigado a discordar. Beatmaker não é necessariamente autor da faixa. Explico…
Esse debate começou no Brasil lá atrás, há mais de 20 anos, quando o que estava se discutindo era basicamente o rap, quase sempre sem melodia envolvida, o que justifica totalmente afirmar que o Beatmaker é autor da faixa, com percentuais à combinar e podendo chegar a 50/50.
De lá pra cá, muita coisa mudou, inclusive o papel do Beatmaker, que se solidificou de forma predominante no cenário da música pop. Alguns dos principais nomes do pop mundial tem como grandes parceiros os Beatmakers, tanto aqui quanto lá fora.
Essa mudança estética do papel de um Beatmaker passou a envolver a canção, e não só a rima. Isso muda toda a estrutura de divisão autoral e passa a valer um combinado, que pode ser feito pre ou pós finalização da faixa. A regra é: combinado não sai caro.
Mais do que nunca, vale o bom senso. Se algo no beat é absolutamente determinante para a relevância da faixa, ou se a música surgiu a partir do beat, penso que o Beatmaker é autor, indiscutivelmente. Se a música já existia e o beat cumpre apenas o papel de arranjo, não.
Um bom exemplo do que estou falando é a faixa “Etérea” do Criolo, que produzi com meus manos do Deekapz. Criolo chegou com a música pronta, com um bumbo reto e um baixo conduzindo. Nosso papel foi refazer todo o arranjo, logo ele assina a autoria sozinho.
basicamente o que penso. O que é justo, é justo, e para ser justo é necessário muitas vezes abrir mão de advogar em causa própria. Beatmakers e entusiastas dessa treta, me desculpem por ter nascido. ¯\_(ツ)_/¯”