Os caras do Bone Thugs-n-Harmony eram apenas cinco rappers ambiciosos de Cleveland quando se uniram ao pioneiro Eazy-E da NWA no início dos anos 1990 – não as lendas da Ruthless Records que são hoje. Bizzy Bone, Krayzie Bone, Layzie Bone, Wish Bone e Flesh-N-Bone começaram sua ascensão à glória do Hip Hop em junho de 1994 com o EP Creepin ‘On Ah Come Up , que incluiu a produção de Eazy-E, DJ Yella e DJ U -Neek.
Mas cerca de um ano depois, enquanto Bone Thugs trabalhava em seu álbum de estreia aclamado pela crítica, E. 1999 Eternal, Eazy-E faleceu após supostamente contrair o vírus HIV / AIDS. Na segunda-feira (3 de janeiro), um trecho de vídeo do documentário da WEtv The Mysterious Death Of Eazy-E se tornou viral e supostamente desmascarou uma teoria de longa data que Eazy-E não morreu realmente da doença.
No clipe, o Dr. Wilbert Jordan afirma que tratou de duas mulheres que lhe disseram que Eazy-E as havia infectado com o HIV. Mas para Krayzie Bone, a morte de Eazy-E sempre foi suspeita – não importa o que digam.
“Toda aquela situação foi engraçada”, disse Krayzie Bone ao site gringo HipHopDX . “Acabei de dizer isso – e é nisso que me apoiei desde o início. Isso pode ser verdade, mas tudo que eu disse neste caso é que vi pessoas que estão prestes a morrer de AIDS , e parecem que estão prestes a morrer de AIDS. Já vi pessoas que têm HIV e parecem totalmente normais. Isso é o que ele tinha. É assim que Eazy-E parecia quando morreu – totalmente normal.
“Ele não ficou magro, não ficou fraco – nada disso. Só não entendo como aconteceu tão rápido. Ele morreu tão rápido. Como isso aconteceu assim? Se você tem AIDS totalmente desenvolvida e é terminal … você viu pessoas que estão prestes a morrer de câncer? Parece que você vai … se você está prestes a morrer de uma doença, parece que está prestes a morrer dessa doença. ”
Eazy-E foi diagnosticado com HIV em fevereiro de 1995 e morreu em 26 de março de 1995 com apenas 30 anos de idade. Sua morte foi completamente inesperada pelo grupo. Pouco antes da morte de Eazy, Bone Thugs estava tendo problemas para entrar em contato com o fundador da Ruthless Records. Largados em um quarto de hotel em Los Angeles, eles perceberam que era hora de fazer as malas e voltar para Cleveland.
“Começou a acontecer dias em que não tínhamos notícias dele, depois passou a semanas em que não tínhamos notícias dele”, explica ele. “E nós estávamos aqui em Los Angeles, morando em hotéis. Não tínhamos família aqui. Eazy era nosso suporte de vida. Não estávamos ganhando dinheiro ainda, sabe o que estou dizendo? Quando finalmente nos encontramos cara a cara, pensamos, ‘Mano, se você vai desaparecer assim e nos deixar no hotel para morrer, pode pelo menos nos mandar de volta para Cleveland? Pelo menos podemos nos apressar e ganhar algum dinheiro. Não sabemos nada sobre essas ruas de LA. Mande-nos de volta para Cleveland para que possamos ganhar algum dinheiro, pelo menos. ”
Foi quando Eazy-E puxou aquela pasta de papel manilha retratada no filme Straight Outta Compton de 2015 e informou Bone Thugs que seu empresário Jerry Heller supostamente o estava extorquindo.
“Ele puxou para fora e disse, ‘Olha, cara …’ e ele ficou magoado com isso”, diz ele. “Ele ficou ferido porque perdeu todo o seu grupo por causa de Jerry Heller, sabe o que estou dizendo? Então ele ficou magoado com isso. Ele estava tipo, ‘Cara, eu preciso que vocês apenas fiquem e sejam pacientes. Estou limpando a casa. Estou trazendo gente nova para cá. Jerry Heller se foi. Ele estava tipo, ‘Vocês vão para o escritório amanhã e Keisha vai cuidar de vocês.’ Keisha foi quem realmente fez Eazy-E nos ligar de volta no início. ”
Ele continua: “No dia seguinte, subimos ao escritório para pegar o dinheiro que Eazy-E havia dado a ela para nós, e Jerry Heller estava no escritório quando entramos. Ouvimos um barulho no escritório, e Keisha disse, ‘Ele está puto. Eric [Wright] demitiu-o. ‘ E tudo o que ouvimos foi, ‘Como diabos ele pensa que pode me despedir?’ Nós pensamos, ‘Oh merda, isso parece sério.’ Sem mentira. Então, pegamos o dinheiro e partimos. ”
Bone Thugs nunca mais viu Eazy-E . De acordo com Krayzie, foi mais ou menos na época em que ele adoeceu.
“Estávamos trabalhando em nosso álbum E. 1999 Eternal , e Eazy deveria estar originalmente em ‘Mr. Bill Collector, ‘mas ele nunca veio para fazer o seu verso ”, diz ele. “Acho que foi quando ele começou a ficar doente. Ele nunca veio fazer seu verso. Depois disso, fomos chamados ao escritório alguns meses depois porque eles disseram que estavam nos dando nosso adiantamento para assinar com a gravadora.
“Então nós vamos para a gravadora, e nós vamos lá, e Eazy não está lá. E um advogado chamado Ron Sweeney, que nunca tínhamos visto antes, estava lá, falando como se devêssemos ouvi-lo, e perguntamos, ‘Quem diabos é você?’ Então nós pensamos, ‘Oh, sim? Bem, queremos falar com Eazy. Não sabemos quem você é. E aceitaremos os cheques, obrigado, mas queremos falar com Eric. Então, pegamos o dinheiro e voltamos para Cleveland. ”
O silêncio do rádio continuou até que um dia Krayzie Bone estava sentado em sua casa assistindo MTV News e soube que Eazy-E tinha acabado de ser diagnosticado com HIV.
“Eu estava tipo, ‘Isso é loucura’”, diz ele. “Mas então, semanas depois, eles disseram que Eazy-E tinha acabado de falecer de AIDS. Eu fico tipo, que diabos? Isso foi suspeito para mim desde o início. Eu sei que a AIDS era nova naquela época, mas não mudou tão rápido. Foi simplesmente chocante. Tínhamos acabado de conhecer Eazy. Ficamos apenas um ano com Eazy. Tudo o que fizemos com ele foi dentro de um ano. E então ele falece. ”
Apesar da ausência de Eazy-E, Bone Thugs lançou E. 1999 Eternal em 25 de julho de 1995. O projeto indicado ao Grammy vendeu mais de quatro milhões de cópias, tornando-se o álbum de maior sucesso do grupo até hoje. Mas raramente há um dia em que Krayzie Bone não pensa em Eazy-E.
“[Eu penso em Eazy] muitas vezes porque não teríamos a oportunidade de tocar tantas pessoas e fazer o que estamos fazendo em nossas vidas se não fosse por ele”, diz ele. “Seu melhor conselho foi: ‘Nem todo dinheiro é dinheiro bom. Às vezes, pode ser um mau plano de negócios disfarçado de dinheiro. Eu realmente entendo o que ele quis dizer com isso, de verdade. ”