Durante uma entrevista recente ao HipHopDX, Black Thought revelou uma lista de seus cinco MCs favoritos. Além da lista de artistas, o integrante dos Roots também compartilhou uma teoria de que cada um deles representa uma de suas “cores primárias”. Segundo ele, sua lista de artistas favoritos “sempre girou em torno de [sua] base”, então há um significado profundo por trás dela.
O primeiro da lista é Kool G Rap, a quem ele elogia por seu “vocabulário expansivo e a amplitude de conhecimento que ele foi capaz de incorporar em suas histórias”. De acordo com Black Thought, o trabalho dele é “atemporal”, e ele poderia ouvi-lo repetidamente “para sempre”. Em seguida, vem Big Daddy Kane, a quem ele escolheu por “algumas das mesmas razões”. Ele afirma que o artista “era muito mais estilístico do que técnico, ou tão estilístico quanto técnico”, chamando-o de “operador suave”.
Isso o levou à sua terceira escolha, Rakim. “O que tanto Kane quanto G Rap, e também Rakim, trouxeram para a mesa foi uma cadência diferente que não tínhamos ouvido antes – aquele estilo ‘ser ou não ser’ shakespeariano … Todos incorporaram essa coisa shakespeariana, mas de maneira diferente”, acrescentou. Prosseguindo com sua lista, Black Thought também citou Chuck D do Public Enemy, a quem elogiou por seu ativismo e escolhas estilísticas “corajosas”. Por fim, LL Cool J, com quem ele fez turnês ao longo dos anos. “Ele foi tão influente para mim quando eu era jovem porque me vi nele; éramos tão próximos em idade”, descreveu.
“LL era o chefe rocker real, mas ele tinha 16 anos, e ele se movia como um veterano experiente”, observou também. “E isso é algo que, mesmo tendo feito turnê com ele neste verão, é autêntico. É apenas quem ele é. Ele é um verdadeiro cavalheiro.”