Este ano marca o 10º aniversário do segundo álbum de estúdio do J.Cole, Born Sinner. O álbum foi lançado em 18 de junho via ByStorm, Columbia e Roc Nation. Além dessas gravadoras, Born Sinner foi o primeiro álbum lançado pela gravadora Dreamville Records. Antes de ele notoriamente ser Platinum sem participações por três álbuns consecutivos, Born Sinner foi o último álbum dele a ter participações até 2021. O álbum contém notavelmente participações de artistas como Miguel, Kendrick Lamar, TLC, James Fauntleroy, 50 cent, Jhené Aiko e muito mais. Como a maioria de seus álbuns, J. Cole produziu a maior parte ao lado de Jake One, Elite, Syience e Christian Rich.
Born Sinner ocupa o primeiro lugar entre a discografia consistente de J. Cole e atualmente está com o status 2x Platinum, tornando-se seu segundo maior álbum atrás de Forest Hills Drive de 2014. Singles como “Power Trip” e “She Knows” continuam sendo algumas das maiores canções de J. Cole.
J. Cole alcançou um novo patamar com Born Sinner
Álbum de estreia de J. Cole em 2011, Cole World, foi o ápice do potencial artístico que mostrava em suas mixtapes. O álbum gerou vários singles de sucesso, incluindo “Work Out” e “Can’t Get Enough”. Ele cumpriu seu potencial com grandes cosigns e canções com Missy Elliott e JAY-Z em sua estreia em uma grande gravadora. Born Sinner foi um ponto de virada criativa para J. Cole, encerrando o tema de basquete de seus álbuns e mixtapes.
Com uma lista de faixas impressionante com alto valor de replay, Born Sinner tem de tudo: faixas introspectivas, rimas inteligentes e discos de sucesso cativantes. A versatilidade de J. Cole pode ser destacada nos compassos de abertura do álbum. Ele faz rap, “Às vezes me gabo como Hov, às vezes sou real como Pac / Às vezes me concentro no fluxo para mostrar as habilidades que tenho / Às vezes me concentro na massa, olha essas contas que recebi.” Essas letras vêm da música “Villuminati”, que sem dúvida ainda continua sendo uma das melhores performances de rap de todos os tempos de J. Cole.
Born Sinner pode ser descrito como mais artístico do que Cole World. Ao promover o álbum, J. Cole disse que teve mais liberdade criativa para fazer este álbum do que sua estreia. A faixa-título do álbum fala sobre o álbum inteiro.
J. Cole se posicionou como um grande hip hop
Fazendo um nome para si mesmo com um apoio de JAY-Z e os singles de sucesso de seu álbum de estreia, J. Cole provou ser um nome promissor, mas se posicionou como um dos grandes com Born Sinner. Além da qualidade da música, J. Cole se aliou às lendas quando mudou a data de lançamento de seu álbum uma semana antes para competir com Yeezus de Kanye West. Ele canta sobre a decisão de mudar a data em “Forbidden Fruit”.
Enquanto Kanye venceu J. Cole nas vendas da primeira semana,Born Sinner continuou a subir nas paradas de vendas, eventualmente ultrapassando Yeezus. Born Sinner contou com nomes respeitados como 50 Cent, que apareceu no “New York Times”, além de “Forbidden Fruit” com Kendrick Lamar, que só faz o refrão porque Cole teve que entregar o álbum.
Ele deixou Nas orgulhoso
Um grande destaque Born Sinner é a música “Let Nas Down”, que começa com um sample de “Nas Is Like”. Cole faz rap sobre idolatrar Nas desde cedo, antes de conhecê-lo pela primeira vez. Depois de sentir a pressão de sua gravadora, J. Cole lançou seu primeiro hit com “Work Out”, mas se sentiu arrasado ao ouvir que Nas não gostou da música. No segundo e terceiro versos, Cole faz um rap sobre o que a música de Nas significava para ele e como ele está empenhado em não sacrificar sua música por nada, escrevendo com o coração.
Como resultado de decepcionar Nas, Cole fala sobre reajustar seu público-alvo em “Villuminati” depois de tentar perseguir um sucesso e perder de vista sua base de fãs principal. A resposta de Nas a “Let Nas Down” foi nada menos que positiva, lançando um remix intitulado “Made Nas Proud”, dando a J. Cole o selo de aprovação final. Geral, Born Sinner faz jus ao hype criado por sua estreia, superando-o em qualidade. Foi o primeiro vislumbre de J. Cole no status de lenda.