Bun B revelou que não sente que é necessariamente uma coisa ruim que mais fãs não saibam que “ 99 Problems ” de JAY-Z apresenta versos de um de seus versos.
Enquanto aparecia como convidado no People’s Party With Talib Kweli , o Houston OG foi questionado se ele sentia que muitos fãs não conheciam as origens das primeiras quatro linhas do terceiro verso de Hov no single de sucesso, que apareceu em 2003. O Black Album .
“Sinto que muitas pessoas sabem”, respondeu Bun B. “Mas não acho que seja grande coisa. Eu chamaria isso de respeito mútuo. Fazemos muito isso no Hip Hop, certo? Onde temos artistas que disseram, ‘Foda-se, foi demais, o jeito que ele disse isso.’ E às vezes você quer homenagear esse jogo de palavras. Quantas músicas, Kweli, você já ouviu e pensou: ‘Eu teria rimado a última parte assim’”.
“E acho que é isso que acontece”, continuou Bun B. “Acho que você pensa: ‘Esta é uma rima idiota, acho que poucas pessoas ouviram essa merda. Vou largar essa merda aqui. Às vezes você pega uma rima legal e faz um gancho, e então as pessoas precisam voltar e descobrir. Mas não, acho que muitas pessoas não sabem disso. Não acho que seja grande coisa que eles não saibam. Ou um grande problema se o fizerem.
Os fãs souberam da conexão entre JAY-Z e Bun B por meio da famosa aparição de UGK single “Big Pimpin ‘ do Vol. 3… Life and Times of S. Carter em 1999. No ano desde a morte de Pimp C , Bun compartilhou algumas anedotas dos bastidores sobre o single de sucesso, incluindo que a colaboração chegou perto de não acontecer.
Durante uma aparição em 2022 no podcast The Steven Sulley Study , Bun B compartilhou que seu falecido parceiro de rima foi inicialmente contra a ideia de UGK aparecer no single de 2000 em respeito a 2Pac .
“Então, 2Pac não era fã de JAY-Z, isso é muito conhecido”, disse o fundador da Trill Burgers. “JAY-Z foi apresentado ao UGK por um grande DJ de Nova York chamado Clark Kent. E ele disse, ‘Eu gosto desses caras, quero trabalhar com eles. E Pimp C não queria trabalhar com pessoas com quem 2Pac não gostava, porque achava que 2Pac era o melhor juiz de caráter.”
A falecida lenda de Port Arthur pesou tudo isso quando JAY-Z entrou em contato para solicitar o envolvimento de UGK no que seria o single de melhor desempenho de seu quarto álbum de estúdio.
“Quando a primeira ligação veio de JAY-Z, estávamos na casa em Atlanta e [Pimp C] olhou para a parede. E ele apenas olhou para a foto. E eu fico tipo, ‘O que você está fazendo?’ E ele disse: ‘Estou pensando o que 2Pac faria agora? E 2Pac não iria querer que eu estivesse com ele. É por isso que eu disse, não vou para Nova York.
A música acabaria se tornando um grande sucesso, chegando ao 18º lugar na parada de músicas da Billboard Hot 100 e liderando a parada Rhythmic Top 40, ajudando assim a impulsionar o quarto álbum de estúdio de JAY-Z para triplicar o status de platina.
Ironicamente, “Big Pimpin'” continua sendo o single de melhor desempenho do UGK – tanto como artista principal quanto como artista principal – e a única música deles a entrar no top 20 da parada Billboard Hot 100.