Ao longo das diferentes eras da música nigeriana, Fela Anikulapo Kuti, King Sunny Ade e Burna Boy são três artistas cujo talento viajou longe, conquistando o amor de fãs e críticos de todo o mundo.
Em uma nova lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos divulgada pela publicação de mídia musical americana Rolling Stone, apenas três álbuns nigerianos foram incluídos.
O álbum ‘Twice As Tall’ de Burna Boy, indicado ao Grammy em 2019, foi colocado na posição 330 e descrito como um projeto que mostra sua versatilidade convincente por meio de sua exploração do Afro-fusion.
O criador do Afrobeat, o lendário Fela Kuti, teve seu aclamado e comercialmente bem-sucedido álbum de 1975, ‘Expensive Shit’, classificado em 402º lugar. O álbum apresenta o sucesso estrondoso ‘Water No Get Enemy’ em um projeto que transmite a corajosa comentário social de Fela.
O maestro seminal do Juju, King Sunny Ade, é o terceiro nigeriano na lista, com seu álbum de 2003, ‘The Best of the Classic Years’, classificado em 465º lugar. O álbum é uma seleção de algumas de suas obras clássicas entre 1967 e 1974.