Share

CBF Anuncia que Copa do Brasil Dará Duas Vagas para a Libertadores a Partir de 2026

por CRIAA · 11 de dezembro de 2025

O Valor do Mata-Mata Aumentou

A CBF movimentou o tabuleiro do futebol brasileiro. Em Conselho Técnico da Série A, realizado nesta quinta-feira (11/12) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro , a entidade comunicou uma drástica mudança: a partir de 2026, a Copa do Brasil dará duas vagas para a Libertadores do ano seguinte.

A medida aumenta o peso do torneio de mata-mata, mas gera um efeito dominó no Campeonato Brasileiro.

Impacto no Brasileirão e o Enigma das Vagas

Com a Copa do Brasil distribuindo duas vagas continentais, o número de classificações via Brasileirão Série A cairá de seis para cinco. Atualmente, o campeonato nacional distribui quatro vagas diretas (fase de grupos) e duas indiretas (fases preliminares).

A CBF, no entanto, deixou dois pontos cruciais sob análise:

  • Vaga do Vice-Campeão: Ainda será definido se o vice-campeão da Copa do Brasil terá vaga direta na fase de grupos da Libertadores ou se irá para as fases preliminares.
  • Finalistas Classificados: Como proceder caso os dois finalistas da Copa do Brasil já estejam garantidos na Libertadores através do Brasileirão.

Contexto: Nova Gestão e Copa do Mundo

A decisão marca o primeiro Conselho Técnico da Série A sob a nova gestão de Samir Xaud. O encontro, realizado em dezembro, ocorreu devido à antecipação do calendário do Brasileirão de 2026. A principal liga do país começará em janeiro, em virtude da disputa da Copa do Mundo de 2026.

Veredito RAPGOL

A decisão da CBF é estratégica. Valorizar a Copa do Brasil com duas vagas para a Libertadores é um incentivo financeiro e esportivo que impacta clubes de todas as divisões. O torneio de mata-mata ganha status ainda mais premium, forçando clubes de meio de tabela a investirem no tiro curto.

Contudo, a redução de vagas no Brasileirão aperta a disputa pelo G-5. A briga pela consistência na liga de pontos corridos será ainda mais acirrada, transformando a Copa do Brasil no “plano B” de luxo para os times.

Você também pode gostar