Common tem clássicos. O mestre de cerimônias de Chicago conseguiu o raro feito de permanecer relevante por várias décadas, e parte do motivo pelo qual ele conseguiu fazer isso é seu ouvido. Common escolhe ótimos produtores para trabalhar, e os resultados geralmente falam por si. É por isso que seus comentários sobre seu próximo álbum são tão emocionantes. Com Sense revelou que está em estúdio com Pete Rock, e o material que eles estão preparando está evidentemente no mesmo nível das melhores músicas de suas respectivas carreiras.
Common divulgou esse desenvolvimento emocionante durante um painel do MusiCares em Santa Monica em 22 de abril. Ele apareceu ao lado do colega luminar de Chicago, Lupe Fiasco, e foi convidado a classificar seus três melhores álbuns. As respostas de Common foram acertadas no que diz respeito ao consenso geral. Ele escolheu Be (2005) e Like Water For Chocolate (2000) como os dois primeiros, mas fez uma pausa antes de escolher o último.
Common está “animado” para os fãs ouvirem
Seu raciocínio foi que seu próximo álbum contém algumas de suas músicas favoritas. “Vocês vão pensar que estou apenas conversando”, ele prefaciou. “Mas [I want to pick] esta nova junta de Pete Rock. Vejo vocês quando voltar, sempre que eu voltar, e vocês podem me dizer se estou falando besteira ou não.” Com continuou dizendo que o álbum sem título recebeu um feedback estelar. dos poucos que ouviram. “Está no meu top”, afirmou. “Algumas pessoas chegaram dizendo: ‘Ei, este é um dos seus melhores álbuns.’ Então, estou animado com isso.” Como o novo ainda não foi lançado, Common cedeu e escolheu Ressurreição (1994) como seu terceiro melhor álbum.
Common e Pete Rock não se cruzaram com tanta frequência quanto se poderia imaginar. Eles colaboraram em “Tha Bizness” do álbum de De La Soul de 1996, e “Verbal Murder 2” do álbum de Rock de 1998. A Música mais famosa deles juntos, no entanto, é “The B*tch In Yoo”, de 1994. Foi um disco dissimulado voltado para Ice Cube e continua sendo uma das vitrines mais liricamente agressivas de Common. Common e Rock estão em momentos diferentes de suas carreiras, mas seu histórico prova que eles têm uma ótima química.