Como a C.P. Company une forças com Man City para celebrar a cultura das arquibancadas

Como a C.P. Company une forças com Man City para celebrar a cultura das arquibancadas
Gostou? Compartilhe

Recentemente, o Manchester City anunciou uma nova parceria multianual com a marca italiana de moda C.P. Company. A colaboração busca celebrar a relação entre a cidade de Manchester e a marca italiana, estabelecida nos anos 80 por meio de um autêntico envolvimento com a Terrace Culture.

Ter parceiros de moda no futebol não é algo incomum para os clubes nos dias de hoje, e o Manchester City já mantém uma parceria com a renomada marca italiana Dsquared2 desde 2017. Agora, seguindo essa tradição, o clube anunciou uma nova parceria, desta vez com outro nome de peso no cenário da moda lifestyle, a C.P. Company. Como parceira oficial de moda da equipe principal masculina do Manchester City, a C.P. Company irá desenhar uma linha exclusiva de roupas para serem usadas exclusivamente pelos jogadores, equipe técnica e diretoria executiva durante as viagens para partidas da UEFA Champions League, além de outros jogos.

À primeira vista, parece uma parceria de rotina, com benefícios para ambos os lados. E embora isso seja obviamente verdade, uma análise mais aprofundada mostra que, para a C.P. Company, é uma oportunidade de se reconectar com a subcultura “casuals” que foi tão prevalente no futebol inglês na década de 1980. Foi como parte desse movimento que a marca ganhou destaque nas terras inglesas, onde a paixão pelo esporte e pelo design italiano foi passada de geração em geração.

Isso pode ser observado em um dos primeiros itens produzidos como parte da parceria: a icônica Goggle Jacket. Lançada em 1988, a Goggle Jacket é a peça mais icônica e reconhecível da C.P. Company, um marco de funcionalidade e exclusividade de design graças às lentes integradas no capuz. “O simbolismo estético da C.P. Company Goggle Jacket se tornou um ícone para os fãs de futebol, um projeto onde a aspiração esportiva abraça e mantém suas raízes vivas”, explicou Lorenzo Osti, presidente da C.P. Company.

Além da conexão direta com a Terrace Culture, que está no coração da parceria, a C.P. Company também terá um olho no alcance do clube da Premier League no mercado asiático, enquanto busca expandir seu apelo na região. É uma jogada inteligente nesse sentido: nunca subestime o poder de Haaland, De Bruyne e até Pep representando uma marca enquanto viajam pelo mundo. Marketing mais fácil, impossível.

Mas enquanto esse sub-enredo terá seu próprio apelo, a força motriz por trás da parceria – pelo menos em seu primeiro ano – será a ligação com a Terrace Culture, e pode-se esperar que a C.P. Company e o Manchester City se aprofundem bastante nisso. É um ethos que o comunicado de imprensa anunciando a parceria exemplificou ao dizer: “Apesar dos 1.750 quilômetros que separam Bolonha de Manchester, ambas as cidades ressoam com o mesmo espírito indomável. Unidas por uma rica herança industrial e uma profunda conexão com a música, elas representam os sonhos e aspirações de gerações inteiras. Juntas, celebram o passado enquanto olham para o futuro, incorporando uma fusão perfeita de história, subcultura e paixão. O legado compartilhado da Goggle Jacket e da cultura casual liga perfeitamente essas duas cidades vibrantes, criando uma narrativa que transcende a geografia e conecta a comunidade global de fãs de futebol.”