FUTEBOL

Como a Camisa Vermelha se Tornou um Culto para a Fiorentina

Gostou? Compartilhe

Há duas fotos que, mais do que outras, conseguiram capturar a grandeza da Serie A no final dos anos 90, dois instantâneos que podem explicar exatamente por que a liga italiana era a melhor do mundo naquela época.

A primeira envolve Alessandro Del Piero e Ronaldo, um aperto de mão para os fotógrafos antes do início de Juventus-Inter: os dois jogadores mais famosos dos dois times italianos mais conhecidos no mundo.

A segunda foto não é tão famosa quanto a primeira, provavelmente mais conhecida na Itália, pois ao longo dos anos se tornou um símbolo de nostalgia: envolve Juan Sebastian Veron e Gabriel Batistuta, dois jogadores argentinos que, assim como Del Piero e Ronaldo, se abraçam levemente para os fotógrafos.

[expander_maker id=”2″ more=”Leia a Notícia completa” less=”Recolher”]

O que torna a foto especial não é o jogo em si, mesmo que naquela época Parma e Fiorentina fossem dois times medianos tentando reverter as hierarquias no futebol italiano, mas as camisas.

Em 1998, o Parma arriscou uma revolução estética deixando de lado sua camisa branca tradicional para listras horizontais azuis e amarelas, enquanto a Fiorentina jogou naquela tarde pela primeira e única vez com uma camisa vermelha destinada a se tornar icônica.

A camisa foi criada pela FILA, a fabricante italiana que substituiu a Reebok um ano antes como fornecedora de uniformes para a Fiorentina.

Para a temporada 1998/99, a FILA decidiu quebrar com a tradição, substituindo as grandes fleurs-de-lis que nos anos anteriores se destacavam no centro ou nas laterais das camisas. Elas não desapareceram completamente, pois as fleurs-de-lis vermelhas são o símbolo mais reconhecível de Florença, mas foram escondidas dentro de um padrão estranho que se desenvolveu ao longo das bordas da camisa e do calção, pequenos elementos elipsoidais colocados próximos uns dos outros.

Um truque que veio em uma época em que as variações se limitavam à aparência estética da camisa de futebol. Somente a introdução do modelo Kombat pela Kappa forçou e incentivou os fornecedores de uniformes a repensar os tecidos e a usabilidade de uma camisa. Antes desse momento, todas as camisas de futebol seguiam o mesmo modelo preestabelecido com formas suaves.

Apesar disso, a camisa da Fiorentina brilhou com um detalhe que a torna icônica até hoje: a introdução do logotipo da Nintendo no centro dela. Uma solução perfeita em termos de fonte e cor que se encaixa perfeitamente com a camisa principal e a segunda camisa, sublimando sua perfeição com a terceira camisa vermelha, já que a forma do vermelho usado para o logotipo da Nintendo era o mesmo usado para a camisa e para as fleurs-de-lis dentro do escudo do clube.

Se você adicionar a todos esses elementos estéticos o fato de que esta camisa foi usada por magníficos jogadores de futebol como Gabriel Batistuta, Edmundo ou Manuel Rui Costa, então terá a receita perfeita para transformar uma camisa comum de futebol em um item obrigatório.

Um padrão peculiar, detalhes refinados e jogadores de futebol lendários, com o acréscimo do fato de que a camisa foi usada apenas uma vez.

Não há uma razão específica para isso ou uma citação oficial para justificar o fato de que durante a temporada 1998/99 a Fiorentina jogou de vermelho em apenas uma partida oficial. Provavelmente foi apenas uma coincidência ditada pelos costumes da época, com as equipes usando as camisas principal e reserva na maioria das vezes e reduzindo o uso das camisas alternativas para situações específicas.

O outro lado da moeda para essa única aparição é que aumentou o charme de uma camisa que não foi vista em nenhum outro momento daquela temporada e nem nos anos seguintes: para a temporada 1999/00, última temporada da FILA como fornecedora de uniformes da Fiorentina, o padrão elipsoidal foi mantido, mas a camisa vermelha virou amarela. Os torcedores da Fiorentina tiveram que esperar até a temporada 2002/03 para ver seu time jogando de vermelho novamente, mas apesar de todos os diferentes modelos criados desde então, nenhuma camisa conseguiu replicar a beleza daquela camisa vermelha usada apenas uma vez.

[/expander_maker]
foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.

One thought on “Como a Camisa Vermelha se Tornou um Culto para a Fiorentina

Fechado para comentários.