A Copa do Mundo 2022 já está se aproximando e em breve estará também aqui na RAPGOL Magazine de uma forma diferente. Enquanto a bola não rola, preparamos uma lista com todos os 8 estádios que serão utilizados no Mundial.
As arenas dispõem de tecnologia de ponta para lidar com os obstáculos climáticos e para receber fãs e torcedores de todo o mundo com um mega conforto, oferecendo uma experiência única em cada partida. De acordo com a FIFA e o Comitê organizador da Copa do Mundo, 7 estádios são novos e 1 passou por uma grande reforma.
Estádio Khalifa
Original de 1976, esse é o estádio do Mundial que foi reformado para a competição.
Popularmente conhecido pelos catarianos, o espaço é palco de grandes competições e apresentações internacionais. Dessa vez, receberá a disputa pelo terceiro lugar da Copa.
De modo geral, o upgrade do estádio incluiu a proteção contra o sol na arquibancada e climatização, para garantir a temperatura mais agradável aos visitantes.
Estádio Nacional de Lusail
Localizado a 15km de Doha e com capacidade para cerca de 80 mil pessoas, esse estádio é considerado um dos mais importantes da competição. Isso porque vai ser sede da grande final, além da cerimônia de encerramento.
Após o Mundial, o estádio vai ser transformado em um espaço comunitário, com lojas, escolas, clínicas de saúde e instalações esportivas. Para isso, os assentos serão retirados e cedidos para centros esportivos do país.
Estádio Al Bayt
Localizado na cidade de Al Khor, o terceiro estádio da lista receberá a abertura e um dos jogos da semifinal da competição.
O estádio novinho em folha possui um formato de tendas beduínas (bayt al sha’ar), que serviam de moradia para o povo nômade, antiga cultura no Catar.
Sendo um dos maiores estádios da Copa do Mundo 2022, o lugar tem capacidade para cerca de 60 mil pessoas.
Estádio Al Thumama
Localizado apenas a 12km da cidade de Doha, esse é um dos estádios da Copa do Mundo 2022 que carrega consigo uma série de significados para o povo catariano. Isso porque seu design foi pensado para a refletir a cultura local, inspirado no tradicional gahfiya, uma touca trançada que constitui uma parte importante do traje tradicional da região, sendo uma magnífica ode à cultura, história e simbolismo da região.
De modo geral, o moderno estádio poderá receber até 40 mil pessoas durante todo o ano. Além disso, o espaço conta com uma climatização interna que chega a 18°C, possibilitando mais conforto aos espectadores.
Estádio do Porto de Doha (Ras Abu Aboud)
À beira-mar, o estádio construído a partir de contêineres reciclados dá um show no quesito sustentabilidade.
Com capacidade para aproximadamente 40 mil pessoas, o mais legal desse estádio é que ele pode ser remontado em outro local. Isso por conta da sua estrutura modular em metal, além dos assentos removíveis.
Estádio da Cidade da Educação
A construção desse estádio, localizado bem próximo às universidades e centros de pesquisas importantes do país, em Doha, foi pensada justamente para inspirar o conhecimento do povo local.
O estádio também é popularmente chamado de ‘’diamante do deserto’’. Isso porque sua estrutura tem diversos recortes que lembram as faces da pedra preciosa. Inclusive, ele é capaz de refletir a luz solar durante o dia. Já à noite, irradia a luz. Além disso, o lugar tem espaço para até 40 mil pessoas, porém, ao fim do campeonato vai se limitar a 20 mil. A outra metade será doada para outros estádios do Catar.
Estádio Al Janoub
Concluído em 2019, esse foi um dos primeiros estádios da Copa do Mundo 2022 a ser construído. O espaço, que vai receber partidas até as oitavas de final do campeonato, tem capacidade para 40 mil torcedores. Após o torneio, terá capacidade reduzida para otimizar os recursos do país.
Estádio Ahmed bin Ali (Al-Rayyan)
O estádio Ahmed bin Ali foi construído em 2003, com capacidade para pouco mais de 21 mil pessoas. Porém, em 2015, já com o pensamento na Copa do Mundo 2022, o espaço foi demolido para dar lugar ao moderno Al-Rayyan, que agora comporta cerca de 40 mil pessoas.
Para o projeto, a maioria dos escombros da demolição foram reaproveitados no próprio estádio ou em outros projetos artísticos.
Entre os destaques da estrutura está a fachada multimídia, com exibição de notícias, atualizações esportivas e comerciais, por exemplo.
Sou Bruno “CRIAA” Inácio, desde 2002 falando sobre Rap na Internet, editor-chefe da Rapgol Magazine, onde conecto os universos do rap e do futebol com conteúdo autêntico e relevante. Com foco na curadoria de histórias que refletem a essência da cultura urbana, também assino artigos e entrevistas que destacam a voz dos artistas e a vivência das ruas.