Ton Valentim há um bom tempo vem fazendo ações para melhoria do cotidiano de muita gente.
Recentemente ele participou de um projeto juntamente com outros fotógrafos aonde as fotos do Favelagrafia foram leiloadas e a renda encaminhada para ações no combate contra o Covid-19 nas comunidades. O projeto já atendeu mais de 500 famílias.
No último domingo (7) , ele esteve fotografando as manifestações do Rio de Janeiro, as fotos captadas por ele conseguiram passar toda a energia do que aconteceu na tarde de domingo e atualmente estão rodando o mundo todo através das redes sociais.
Conversamos brevemente com o fotógrafo e tivemos a oportunidade de entender melhor como foi estar diretamente envolvido nestes registros e nas manifestações.
Como você vê este momento que estamos passando e qual a importância dos protestos que a cada dia ganham mais força?
As manifestações que estão acontecendo não só no Brasil, mas no mundo todo são de extrema importância e para mim elas vão além das demais que já ocorreram. Não colocando como uma melhor do que a outra, mas é uma parada que já estamos sofrendo há algum tempo. Muitos jovens negros sendo mortos.
Eu acho que a tendência é que as manifestações ganhem mais força, espero muito isto, espero que não fique só neste. Espero também que a gente consiga se organizar mais e ter voz ativa, não só nas manifestações. Já passou da hora de nós estarmos em posição de voz . Tudo isto que está acontecendo é um grito, uma forma de colocar para fora.
Para você como é estar registrando este momento? As suas fotos conseguiram mostrar toda a energia do que estava acontecendo.
Fiquem muito feliz em poder estar lá e ver uma galera muito consciente e pacífica deixando o seu recado. Pude registrar expressões, pois o papel do artista é este, refletir o tempo atual que ele vive.
Para ver mais fotos do fotógrafo é só acessar o instagram abaixo
.