Coppa Pizzeria transforma porto de Nápoles em estádio feito de 250 containers

Coppa Pizzeria transforma porto de Nápoles em estádio feito de 250 containers

Gostou? Compartilhe

Criado pelo artista Daniele Sigalot, o torneio Coppa Pizzeria é talvez o campeonato de futebol mais maluco do mundo — e a edição de 2025 conseguiu se superar. O evento, que acontece anualmente desde 2011, desta vez ocupou o porto de Nápoles, transformado em um estádio surreal feito com 250 containers empilhados e dispostos em formato de arena ao redor do campo. Os containers mais baixos serviram como vestiários.

A competição segue um espírito anárquico e artístico: não há regras fixas, os jogos têm cerca de 5 minutos, e as equipes são formadas por apenas dois jogadores — frequentemente vestidos de maneira excêntrica. O visual importa: além do título esportivo, há também uma taça para o melhor figurino.

Outro diferencial da Coppa Pizzeria é o envolvimento do público, que pode até interferir nas partidas, ajudando, por exemplo, a defender os gols — que, aliás, são pequenos e nem sempre visíveis com clareza. E se isso já parece estranho, espere pelo “regulamento”: há free bar, e gols marcados por jogadores sóbrios são anulados.

Ao todo, participaram 34 equipes nesta edição de 2025, reafirmando o caráter festivo, performático e caótico do torneio. Mais do que futebol, a Coppa Pizzeria é uma celebração do absurdo, da arte e da alegria coletiva.