Após o lançamento de “Forasteiro”, com a participação de Paulo Dionísio e a mistura de rap e reggae, a rapper porto-alegrense traz mais misturas com a junção de elementos do R&B com o Hip Hop para criar o single “Posse”.
Cristal nos conta que: “Eu escrevi a letra primeiro em forma de poesia para dedicar pro meu namorado, e recitei pra ele na última edição do Slam Chamego, que tem como característica a temática do amor nas poesias. Alguns versos já tinham melodia, então mesmo que não tenha sido uma música de primeira, eu já tinha intenção de futuramente usar os versos para uma”
Na faixa Cristal ressalta o significado de situações que constroem a vida do casal, através não só da descrição de comportamentos e rotinas – como o sono longo e as roupas que combinam – mas também usando diferentes figuras de linguagem que aproximam os ouvintes e transmitem a eles aquilo que se passa no coração e cabeça da artista, a exemplo da metáfora presente no verso “Ele me tem como a manhã com a chegada do Sol” e também na dualidade presente no título da obra, uma vez que o sentimento de posse constantemente é associado a um relacionamento problemático.
“Posse” é um som leve, com groove, gostoso de ouvir. O instrumental e arranjos ficaram por conta do produtor Duda Raupp, que trabalhou em parceria com a Cristal na faixa “O Plano É Não Voltar Pra Casa” do seu EP “De dentro pra fora”. O produtor MDN Beatz também colaborou na criação do instrumental e harmonia do som, a mix e master ficou por conta do Nitro Di, confira o belo vídeo clipe abaixo.