RESUMO
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O Crystal Palace celebrou seu centenário com uma coleção especial em colaboração com a Art of Football (AoF), mas chamou atenção pelas semelhanças com a estética da Palace Skateboards. A coleção inclui peças com design inspirado na famosa fonte Helvetica Neue Condensed Black, usada pela marca de skate. Sob a direção criativa de Kenny Annan-Jonathan, o clube busca criar conexões com a torcida por meio da moda. A estratégia gerou discussões sobre imitação intencional ou uma jogada para atrair atenção. A coleção já está disponível nos sites da AoF e do Crystal Palace.
A relação entre futebol e moda se tornou tão estreita nos últimos tempos que esses dois mundos frequentemente se cruzam, gerando histórias onde os protagonistas trocam de papéis. Este é o caso do centenário do Crystal Palace, um dos poucos clubes de futebol com um diretor criativo. A história envolve a comunidade Art of Football (AoF), que se dedica à cultura do futebol, e uma marca quase homônima ao clube.
Basicamente, o Crystal Palace parece ter buscado inspiração na Palace Skateboards para criar sua mais recente coleção comemorativa dos 100 anos do clube, feita em colaboração com a AoF. A coleção utiliza uma fonte muito semelhante à Helvetica Neue Condensed Black, a mesma usada pela famosa marca de skate londrina em todos os seus lançamentos. Essa fonte aparece em 3D no moletom e em 2D na camiseta.
O que está por trás dessa escolha?
A primeira pergunta óbvia é como o clube assumiu um risco tão evidente, especialmente considerando que a direção criativa do Crystal Palace está sob o comando de Kenny Annan-Jonathan, que já explicou em entrevistas suas responsabilidades como diretor criativo de um clube de futebol.
“Este novo papel é sobre como podemos melhorar a relação do clube com a comunidade através de projetos ligados à moda. O design é uma linguagem universal que as pessoas podem vivenciar e com a qual podem se conectar. Por muito tempo, marcas e clubes tentaram engajar os fãs apenas por meio de uniformes, que são muito específicos e não algo que o torcedor médio usa diariamente – essa é uma limitação básica”, afirmou Kenny. Ele acrescentou: “Minha função é criar linhas de roupas, mas também experiências e colaborações que realmente falem com todos os torcedores do Crystal Palace.”
Uma estratégia ou um deslize?
A segunda questão que surge é se Kenny, com sua experiência no universo da moda e do futebol, decidiu intencionalmente seguir a tradição de rip-offs (imitações) que permeia essas indústrias. Recentemente, um embate ocorreu entre as marcas de streetwear Palace Skateboards e Corteiz RTW, ambas influenciadas pela estética do futebol em suas coleções. A disputa envolvia quem foi a primeira a criar uma versão bootleg do famoso agasalho da seleção brasileira usado na Copa do Mundo de 2002 – um verdadeiro item de culto para os fãs do esporte.
Portanto, a decisão de replicar elementos da Palace Skateboards pode ter sido proposital, uma maneira inteligente de gerar interesse pela coleção, que já está disponível nos sites da Art of Football e do Crystal Palace.