Muito se fala sobre a junção entre o Rap e o Rock no clássico “Walk This Way” no RUN DMC e Steven Tyler do Aerosmith, mas aqui no Brasil tivemos uma união que rendeu um som muito mais interessante.
O Pavilhão 9 foi formado em 1990 e no seu seu histórico de carreira tem inúmeros sons sobre reefs de guitarras , bateria e uma grande junção com os irmãos Max e Iggor Cavalera (Ex – Sepultura)
O grupo ficou conhecido no início da década de 90 pelos seus sons no melhor estilo rap clássico envolvendo beat e rimas. Os discos “Primeiro Ato” e ” Procurados Vivos ou mortos” foram neste estilo, tendo o último citado, um flerte com o Punk Rock do João Gordo e os Ratos do Porão. Em 1997 o grupo fez uma grande transição sonora passando a incluir na formação e nos sons muita guitarra, baixo , bateria e claro os riscos do DJ. Esta mudança rendeu o disco ” Cadeia Nacional” , considerado um divisor de águas e um clássico do rap nacional. Neste disco o som “Mandando Bronca” conta com as participações dos irmãos Max e Igor Cavalera.
O sucesso foi tanto que o disco ” Se Deus vier que venha armado” de 1998 seguiu a mesma linha, assim como o disco “Reação” de 2000 e etc.. Em 2001 eles foram uma das atrações do Rock In Rio.
O grupo seguiu fazendo esta vertente Rap / Rock por muitos anos, com muitas outras junções importantes e sem dúvida são considerados um dos melhores no que fazem.