RAP

Apresentando distorções e colagens inusitadas, DJ Cortecertu lança o EP “Vai Embora”

Gostou? Compartilhe


O veterano Beatmaker e integrante do coletivo BF DJs lançou nesta sexta-feira (20) o seu EP “Vai embora” e desde já determina que vá embora a mesmice, a superficialidade, a pandemia e tudo de ruim que foi intensificado e potencializado por ela. Não são apenas essas coisas, mas principalmente elas, que DJ Cortecertu manda embora e corta nas duas faixas do EP ‘Vai Embora’.

cortecertu2
Apresentando distorções e colagens inusitadas, DJ Cortecertu lança o EP "Vai Embora" - Rapgol Magazine


Aos 50 anos, por trás de toda sua humildade, ele carrega a história de um homem preto, pai, avô, que conhece como poucos a música preta e sua essência. Ele é Punk, é Rock, é Rap, é Jazz, é Funky e todas as vertentes da música eletrônica juntas e misturadas. Em apenas duas faixas, que parecem muitas, ele conseguiu traduzir e transformar em poesia sonora toda a sua raiva, ódio, angústia, ansiedade, dor e sofrimento. É barulho organizado, sintetizado, sampleado e manipulado por um especialista na arte de colocar cada elemento em seu devido lugar.

cortecertu
Apresentando distorções e colagens inusitadas, DJ Cortecertu lança o EP "Vai Embora" - Rapgol Magazine


Na faixa que dá título ao EP uma voz distorcida pergunta, dentro do tempo, “Por que você não vai embora porra?”. A guitarra, também distorcida, se mistura ao bumbo, a caixa e efeitos com um peso, uma potência que nos faz sentir vontade de gritar junto e fazer a mesma pergunta.


Pergunta essa, que nesse momento, os humanos quase na sua totalidade têm feito. A segunda faixa se chama “Corte”, nessa ele faz jus a sigla que carrega antes do seu vulgo, pois além de toda a variedade musical que o influencia, ele é Hip Hop. É através dos scratches que o DJ se expressa e ‘corta’ tudo que te faz mal, por isso me refiro a ‘poesia sonora’. DJ Cortecertu é um Mestre, Maestro, preto, periférico, griot, é um dos inúmeros artistas invisibilizados por uma elite cultural, que por medo e/ou desconhecimento não olha pra quem tá na base. É um talento valorizado pelos que olham além do status fabricado por uma indústria que sufoca a criatividade e destrói sonhos.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.

CRIAA

Criaa da Zona Oeste do RJ. Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada. Trabalhando com notícias e informações desde 2002.