Colaborar com um ícone como Snoop Dogg oferece muitas vantagens para artistas e produtores, mas para DJ Premier , vincular-se à lenda de Long Beach beneficiou mais do que apenas sua conta bancária.
No último episódio de sua série no YouTube So Wassup? , Premo detalhou a criação de sua colaboração com Snoop “The One and Only” de Paid Tha Cost To Be Da Bo$$ de 2002 e como o registro lhe rendeu uma associação vitalícia ao clube de jogadores.
O veterano produtor começou lembrando a visita de Snoop Dogg e Bishop Don “Magic” Juan – um ex-cafetão de Chicago que se tornou amigo e “conselheiro espiritual” de Snoop – ao D&D Studios em Nova York, onde Snoop também gravou seu verso para “In This Life… ” do LP The Ownerz de Gang Starr .
Enquanto o DJ Premier vasculhava sua coleção de discos de Tyrone Davis em busca de uma amostra perfeita, o bispo Juan revelou que realmente conhecia Davis (a quem ele chamava de “TD”) e conseguiu o lendário cantor de blues e soul no telefone com Premo.
“Ele liga para ele e diz, ‘TD, eu tenho um jogador aqui que quer mexer com um de seus discos para fazer uma música para Snoop. O nome dele é DJ Premier’”, lembrou Premo. “Ele me coloca no telefone com Tyrone Davis. Ele disse, ‘Ei, Don disse que você é um jogador, então se você quiser provar alguma coisa, eu vou garantir que seja liberado.’ Eu disse tudo bem!’
“Ele diz: ‘Coloque Don ‘Magic’ Juan de volta.’ Ele volta e diz: ‘Certifique-se de que o Premier receba um cartão de jogador.’ Eu fico tipo, ‘O que é um cartão de jogador?!’
DJ Premier, em seguida, tirou o ouro “Famous Player Card” presenteado a ele por Tyrone Davis e Bishop Don “Magic” Juan, com uma silhueta de um cafetão na frente e regras que os jogadores de cartão devem cumprir na parte de trás.
O cartão também listava uma data de validade mostrando que era válido até 2005. No entanto, como Don “Magic” Juan disse a Premo: “Uma vez que você é um jogador, você sempre é um jogador, então você nunca precisa obter um novo cartão. Contanto que você tenha um, você pode entrar em qualquer festa de jogador que nós organizamos.’”
Inspirado no filme de 1973 blaxploitation The Mack , o bispo Don “Magic” Juan lançou o Players Ball em Chicago em 1974. Um encontro anual de cafetões, o evento foi tema do documentário American Pimp dos Hughes Brothers de 1999 e também foi satirizado em Esquete “Playa Haters’ Ball” de Dave Chappelle .
DJ Premier não apenas garantiu o status de jogador oficial, mas também obteve a amostra de Tyrone Davis limpa. “The One and Only” mudou a música de 1978 de Davis, “It’s You, It’s You”, marcando a primeira aparição de Premo em um álbum de Snoop Dogg . Ele também produziu “Batman & Robin” de Paid Tha Cost To Be Da Bo$$ .
Sou Bruno “CRIAA” Inácio, desde 2002 falando sobre Rap na Internet, editor-chefe da Rapgol Magazine, onde conecto os universos do rap e do futebol com conteúdo autêntico e relevante. Com foco na curadoria de histórias que refletem a essência da cultura urbana, também assino artigos e entrevistas que destacam a voz dos artistas e a vivência das ruas.