Nesta terça-feira (22), foi divulgado que o rapper Djonga foi notificado extrajudicialmente por uso indevido de um trecho da canção “Contacto Com o Mundo Real”, de Tim Maia, na faixa “Eterno”. As informações são da jornalista Mônica Bergamo.
De acordo com a matéria na Folha de SP, a reivindicação foi proferida pelo ator Carmelo Maia, filho de Tim Maia. “Pasmifiquei porque não me pediram autorização. Se ele não entender com bons olhos essa notificação, que é só um documento formal, a gente vai judicializar”, comentou o herdeiro, que diz tentar um acordo com a equipe de Djonga desde dezembro de 2020.
Recentemente, Tim Maia foi incluído como coautor da música no Spotify, o que não havia acontecido até abril desde ano, segundo a defesa de Carmelo, que afirma que Djonga já faturou cerca de 100 mil reais com os direitos autorais em “Eterno”, do álbum “O Menino que Queria Ser Deus”, de 2018, e produzida por Coyote Beatz.
A assessoria do rapper afirmou para a jornalista, que houve uma tentativa de acordo pelo valor do uso da obra, mas Carmelo “propôs uma divisão de fonograma que é abusiva e fora de qualquer padrão seguido pelo mercado” ao pedir os direitos fonográficos e autorais da música “Eterno” integralmente.
“Djonga foi notificado oficialmente sobre o uso da música ‘Contacto Com o Mundo Real’, de Tim Maia, em abril. Desde que tomou conhecimento da notificação, Djonga se mostrou disposto em abrir um diálogo com Carmelo Maia a respeito, tentando uma negociação”, informou a assessoria, ainda segundo a publicação.
De acordo com a equipe de Djonga, o uso da música teria sido artisticamente. “Samplear faz parte da cultura do hip hop e, quando a música foi feita, o artista estava em outro momento de sua carreira. Não à toa, no momento atual, Djonga se dispôs a conversar a respeito”, afirmam.