Eazy-E será “ressuscitado” com ajuda da IA

Eazy-E será “ressuscitado” com ajuda da IA

Gostou? Compartilhe

Trinta anos após sua morte, o lendário rapper Eazy-E poderá voltar a impactar a cultura com um novo projeto — dessa vez impulsionado pela tecnologia. Segundo revelou seu filho, Lil Eazy-E, em entrevista à TMZ, estão em andamento produções que utilizarão inteligência artificial para recriar a voz e a imagem de Eazy-E.

“Recebi uma amostra da voz dele falando comigo. Isso me fez pensar em várias possibilidades. Quero algo especial, em forma de filme ou áudio. Um projeto que conte a vida dele e a minha, simultaneamente”, contou Lil Eazy.

O artista também cogita lançar um álbum de duetos com a versão IA do pai, trazendo a essência do fundador do N.W.A. para uma nova geração. A empresa Ace Industries está à frente da tecnologia usada, e Lil Eazy afirmou que a primeira amostra o deixou emocionado.

Apesar de polêmico, o uso de IA para recriar artistas falecidos tem ganhado força. O ex-colega de grupo, DJ Yella, também já havia revelado que alguém estaria desenvolvendo algo com a voz de Eazy. “Não dá pra recriar o original, só duplicar. Mas é uma forma de manter esse nome vivo, manter Compton vivo”, afirmou.

Mesmo que ainda existam debates éticos e artísticos, o projeto abre espaço para novas conexões emocionais com legados históricos. O futuro do rap pode até ser digital, mas as raízes seguem profundas na cultura.