FUTEBOL

Estadi Olímpic do Barcelona se torna o 14º estádio diferente a receber o ElClassico

Gostou? Compartilhe

Nunca antes a maior rivalidade do futebol mundial havia ocorrido no local onde o FC Barcelona está jogando nesta temporada.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

 

O ElClasico está chegando neste sábado, e o confronto entre o FC Barcelona e o Real Madrid será realizado em um novo local. Isso ocorre porque o Barça está em uma casa temporária para a temporada 2023/24, um estádio repleto de história, mas que nunca havia sediado este confronto antes. Enquanto as obras estão sendo realizadas no Spotify Camp Nou, como parte de um impressionante projeto de renovação, os Blaugranas estão jogando suas partidas em casa no Estadi Olímpic Lluís Companys, em Montjuïc, no belo morro que domina a cidade.
Este será o 122º ElClasico em que o FC Barcelona é o time da casa, mas todas as outras partidas em casa contra o Real Madrid aconteceram no Camp Nou ou no Les Corts. Portanto, todos que assistirem ao ElClasico deste sábado estarão presenciando um momento histórico, já que os Blaugranas e os Blancos entrarão em campo no Estadi Olímpic pela primeira vez.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

 

Os estádios do ElClasico

 

O Bernabéu é o estádio que mais sediou este confronto, com 101 vezes, enquanto o King Fahd International Stadium na Arábia Saudita, onde se enfrentaram duas vezes na Supercopa da Espanha, se tornou o 13º local a sediar um confronto oficial do ElClasico. O primeiro encontro competitivo foi na Copa de la Coronación, realizada em 1902 no Hipódromo de la Castellana, em Madri, um local mais comumente usado para corridas de cavalos na época. Esse foi o único ElClasico competitivo realizado lá, enquanto os outros 253 foram divididos entre o Santiago Bernabéu (101), Spotify Camp Nou (91), Les Corts (30), Chamartín (17), Mestalla (3), O’Donnell (3), Metropolitano (2), King Fahd International Stadium (2), Velódromo Parque de Deportes (1), Vicente Calderón (1), La Romareda (1) e o Estadio Alfredo Di Stéfano (1).

 

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

 

Logicamente, os quatro estádios mais ‘populares’ para os confrontos do ElClasico foram as casas dos dois clubes durante grande parte de sua existência. O Real Madrid jogou no Estadio Chamartín de 1924 a 1946 antes de se mudar para o Bernabéu, enquanto o FC Barcelona chamou de casa o Les Corts de 1922 a 1957 antes de se estabelecer no Camp Nou.

 

Os outros estádios da lista sediaram apenas algumas partidas do ElClasico. O O’Donnell foi o campo de casa do Real Madrid antes do Estadio Chamartín e sediou alguns encontros iniciais, enquanto o Estadio Metropolitano do Atlético de Madrid recebeu as partidas ’em casa’ do Real Madrid no ElClasico nas temporadas 1946/47 e 1947/48, enquanto o Bernabéu estava sendo construído. Também houve vários jogos do ElClasico em estádios neutros para as finais da Copa do Rei: Mestalla em Valência sediou três, o Vicente Calderón em Madri um, e La Romareda em Zaragoza outro.

 

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

 

Alguns outros locais foram usados para partidas amistosas e de exibição ao longo dos anos. O Camp de la Indústria realizou várias partidas na década de 1910, antes da formação da LALIGA, quando os jogos de exibição eram mais comuns. A cidade espanhola de Cádiz sediou um torneio de pré-temporada no Estádio Ramón de Carranza todos os verões, e o FC Barcelona e o Real Madrid se enfrentaram lá em 1959 e 1968. Em 1982, eles se encontraram na Copa da Venezuela no Estádio Farid Richa, em Barquisimeto. E, nos verões recentes, o Hard Rock Stadium de Miami sediou um amistoso do ElClasico, vencido pelo FC Barcelona por 3 a 2 em julho de 2017, o Allegiant Stadium de Las Vegas foi o cenário do amistoso de julho de 2022, vencido pelo Barça por 1 a 0, e o AT&T Stadium de Arlington foi o local do amistoso americano mais recente, com uma vitória por 3 a 0 do Barça em julho de 2023.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.