O futebol move paixões, mas também o bolso dos brasileiros – e entre o sobe e desce da performance dos times nos diversos campeonatos, as torcidas movimentam a economia. Um estudo realizado pelo Itaú Unibanco traz um panorama dos gastos dos torcedores dos principais clubes do país relacionados aos seus times: no primeiro semestre de 2023, Flamengo e Palmeiras lideraram o ranking de valor total gasto e número de compras, respectivamente.
O levantamento considerou as transações realizadas com cartões de crédito que tenham relação com os clubes – sócio torcedor, compras no estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial. Os dados fazem parte do estudo Análise do Comportamento de Consumo, relatório que traz um panorama dos gastos dos brasileiros; neste caso, a análise foi feita com baste nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco (maior emissor do país), e contemplam as transações realizadas no 1º semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. Para delimitar os times analisados, foram considerados aqueles com as 15 maiores torcidas do país.
Abaixo, os principais resultados do estudo:
- Time com a maior torcida do Brasil, o Flamengo aparece em primeiro lugar como a torcida que mais investe e gasta com o time com 21% do total gasto por torcedores no país
- Já no número de compras, quem lidera é a torcida do Palmeiras, com 23,5% das transações
- Gastos dos torcedores relacionados aos seus clubes cresceram 8% no 1º semestre de 2023; a quantidade de transações subiu 6%
- Valor médio gasto pelos torcedores é de R$ 136,79 a cada compra
- Geração Y é a que mais transaciona, com 39% do total; geração X tem 35%, babyboomers 15%, e geração Z, 10%
- Quem ganha mais, gasta mais com futebol: quem recebe acima de 10 salários-mínimos mensais é responsável por 48% dos gastos relacionados aos times de futebol, e 41% das transações
Quais são as torcidas que mais consomem com seus times?
“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. É interessante analisar os movimentos que o consumo dos torcedores apresentam em cada time e estado. Optamos por delimitar o levantamento aos segmentos que temos certeza que estão relacionados aos times, mas sabemos que os campeonatos movimentam também outros setores, como transporte, alimentação, bebidas, entre outros. Mas os dados que analisamos nos trouxeram insights valiosos sobre o comportamento das torcidas, inclusive mostrando como varia a faixa etária mais engajada em algumas delas”, afirma Moisés Nascimento, diretor de Dados e Analytics do Itaú Unibanco.
Como está o consumo dos torcedores?
Considerando os gastos relacionados aos 15 times com as maiores torcidas do Brasil, o levantamento mostra que o futebol segue movimentando a economia: no 1º semestre de 2023, houve alta de 8% no valor transacionado em compras dos torcedores relacionadas aos clubes, e de 6% nas transações.
A geração Y – nascidos entre 1981 e 1996 – lidera o consumo, com 40% das transações. Ela é seguida pela geração X (nascidos entre 1965 e 1980), com 35%, babyboomers (nascidos entre 1946 e 1964), com 15%, e geração Z (nascidos entre 1997 e 2010), com 10%. Os mais velhos, entretanto, ainda têm um ticket médio maior, de R$ 142 – o mesmo da geração X. Já a geração Z gasta, em média, R$ 110 por transação.
Apesar da popularidade do futebol, os gastos relacionados aos times por seus torcedores ainda estão concentrados em quem tem maior renda: 48% do total transacionado no setor é feito por quem recebe acima de 10 salários-mínimos mensais, e 41% das transações. Para comparação, quem recebe até 2 salários mensais alcança 10% do faturamento e 12% das transações.
Compras nos dias de jogos
Além do consumo relacionado aos clubes, o estudo também traz um olhar sobre as compras realizadas pelos torcedores nos dias de jogos dos seus times – mostrando como é o comportamento antes e depois das partidas. Considerando o olhar nacional, as transações em geral estão concentradas antes. As compras nos próprios clubes lideram, com 20% do total; táxis e aplicativos de transporte representam 13%; a alimentação vem em seguida, com mercados, com 11%, fastfoods, com 7,5%, e restaurantes, com 6,5%. Apenas 2% dos torcedores não realizam nenhuma transação antes dos jogos.
“Essa análise mostra que não só os segmentos relacionados a ir ao estádio ou acompanhar o jogo pela TV são movimentados nos dias de jogos, mas confirma um movimento de compra de ingressos nos dias das partidas”, comenta o diretor de Dados e Analytics do Itaú.
Esse movimento é visto em todos os times, com destaque para alguns. Entre os que os torcedores mais compram nos próprios clubes antes dos jogos estão o São Paulo e o Fortaleza (em ambos, 36% dos torcedores que consumiram antes das partidas fizeram compras nos clubes), Palmeiras, com 29,6%, Santos, com 25%, e Flamengo e Grêmio, ambos com 24%.
Quem são os líderes em cada estado? Bahia desponta entre as torcidas
O levantamento também analisou os cenários nos estados (com exceção da Bahia, onde o Bahia aparece como único time contemplado). Além das disputas locais, o estudo realizado pelo Itaú traz alguns insights interessantes sobre as torcidas:
- O Bahia foi o time no qual os torcedores mais aumentaram a quantidade de transações com o time entre um ano e outro
- Considerando o total gasto, a torcida que mais teve avanço foi a do Fluminense.
- O São Paulo é o time no qual a geração Z – os mais jovens, entre nascidos entre 1997 e 2010 (período em que o time conquistou o tricampeonato mundial) – têm mais representatividade; é o único no qual esse público supera os babyboomers em total gasto
- Já o Fluminense é o time com a torcida mais “velha”: o clube é em que a geração X é a que mais consome, e no qual os babyboomers também têm share mais alto que a média nacional. O time carioca vem em uma grande escalada nas competições que disputa e hoje é semifinalista da Taça Libertadores.
Abaixo, o detalhamento por estado.
- São Paulo
Dois dos quatro principais times do estado de São Paulo figuram no top 3 de consumo entre os torcedores do país, Palmeiras e São Paulo; entretanto, uma queda acentuada nos gastos dos torcedores do Corinthians impactou o avanço geral entre um ano e outro. Segundo o estudo, os quatro principais times paulistas registram, em conjunto, uma alta de 11% nas transações feitas por suas torcidas, e um avanço de faturamento total de 5% (no 1º semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022).
O Palmeiras lidera o ranking no estado, com 50% das transações e 41% do total gasto; entretanto, o São Paulo foi o time que mais avançou no período, com alta de 24% e 26%, respectivamente. O Corinthians apresentou a maior queda, com redução de 18% nas transações e de 26% no valor total consumido por seus torcedores.
Além de liderar o avanço no estado e estar em 3º lugar nos dois rankings nacionais (de gastos e transações), o São Paulo apresenta uma particularidade: diferentemente da média nacional, a geração Z (mais novos) tem mais espaço entre os são-paulinos. O time é o único em que esse público tem mais representatividade do que os babyboomers no valor gasto – os jovens representam 14% do faturamento total, e 21% das transações realizadas.
No Corinthians – que apesar da queda significativa desde o ano passado, ainda aparece em 5º lugar no ranking nacional – a geração Z também tem destaque, com 15% das transações, à frente dos babyboomers (11%); no faturamento, há quase um empate (11% x 12%, respectivamente)
- Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é lar de dois dos times nos quais as torcidas mais evoluíram em seus gastos ente 2022 e 2023, Fluminense e Botafogo. O estado é o que apresenta mais alta no faturamento no país, com avanço de 47% em relação a 2022, considerando os quatro principais times. No número de transações, a evolução foi bem mais tímida, de 5%. Ou seja: o torcedor carioca aumentou o valor gasto por compra relacionada ao seu clube de um ano para o outro.
O Flamengo lidera o ranking no estado, com 55% das transações e 52% do faturamento; mas o Fluminense foi o que mais avançou no período, com alta de 26% nas transações e impressionantes 183% no valor total gasto – a maior variação registrada no estudo.
O Flamengo é o mais bem colocado no ranking nacional, liderando no total gasto pelos torcedores e em segundo lugar na quantidade de transações. Já o Fluminense vem ganhando espaço, alcançando o 6º lugar na quantidade de compras, e o 4º no faturamento.
Diferentemente da média nacional, na qual a geração Y lidera, no Fluminense a geração X é a que mais consome, com 37% das transações e 39% do total gasto. No clube, os babyboomers também têm share mais alto que a média nacional, de 23% (quantidade) e 20% (valor).
- Bahia
No estado da Bahia, o único time a figurar entre as 15 maiores torcidas do país é o homônimo Bahia – que tem destaque também no ranking nacional. O time aparece em 4º lugar no ranking dos clubes nos quais a torcida mais consome, em quantidade de transações, e 6º lugar em valor total gasto.
Na comparação com 2022, o clube registrou alta de 98% nas transações feitas por seus torcedores, e de 120% no total gasto por eles. Isso coloca o time em 2º lugar entre os que mais tiveram avanço no faturamento – atrás apenas do Fluminense – e em 1º lugar entre os que mais evoluíram no número de transações.
Além disso, diferentemente da média nacional, na qual a geração Y lidera, no Bahia a geração X é a que mais consome, com 38% das transações e 39% do total gasto.
- Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, os gastos das torcidas dos dois maiores times do estado cresceram 27% em 2023 na comparação com 2022 – alta bem maior que a de transações, que avançou apenas 3%.
O Grêmio lidera os gastos e transações: considerando os dois times, os gremistas representam 66% das transações e 75% do total gasto; os colorados, 34% e 25%, respectivamente. A alta no total gasto em 2023 foi puxada pela torcida do Grêmio, que gastou 48% a mais no 1º semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2022.
- Minas Gerais
Em Minas Gerais, as torcidas do Cruzeiro e do Atlético-MG não estão tão engajadas nas compras relacionadas ao clube. O levantamento registrou queda de 52% nas transações e de 59% no faturamento de 2022 para 2023 (nos seis primeiros meses do ano).
Considerando os dois times, os cruzeirenses representam 84% das transações e 60% do total gasto; os atleticanos, 16% e 40%, respectivamente.
- Ceará
No estado do Ceará, Fortaleza e Ceará também tiveram queda nas compras de seus torcedores relacionadas aos clubes: o número de transações caiu 35% entre 2022 e 2023, e o faturamento reduziu 37%.
Considerando os dois times, os torcedores do Fortaleza representam 76% das transações e 58% do total gasto; os do Ceará, 24% e 42%, respectivamente.