O Hip Hop sofreu várias perdas ao longo dos anos, e o mundo do grafite não ficou imune a essa triste realidade. Um dos gigantes da primeira geração do grafite, TRACY 168, faleceu no mês passado em sua casa no Bronx. Ele tinha 65 anos.
Nascido como Michael Tracy, ele fez sua primeira marca em um ônibus do MTA em Nova York em 1969 e nunca parou. Sua arte de grafite é reconhecida como o original “Wild Style” e ele foi mentor do famoso artista de grafite de Nova York, posteriormente transformado em ícone da arte contemporânea, Keith Haring. TRACY escreveu ao lado de alguns dos escritores de grafite mais respeitados, como CLIFF, LSD, P NUT, SKEME e outros. Ele também foi membro honorário da lendária gangue do South Bronx, The Black Spades, e posteriormente formou sua própria equipe, conhecida como The Wanted.
A comunidade do grafite sentirá muito a falta de TRACY 168, mas seu trabalho e sua arte continuarão a viver para sempre. Seu legado é um testemunho da influência duradoura do grafite no mundo da arte e da cultura urbana, e sua contribuição única e original para o movimento do Hip Hop não será esquecida.