Farfetch Salva-se da Falência: Adquirida pela Coupang em Acordo de US$ 500 Milhões

Farfetch Salva-se da Falência: Adquirida pela Coupang em Acordo de US$ 500 Milhões
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A Farfetch (NYSE: FTCH +0.00%) foi oficialmente vendida para o gigante sul-coreano de comércio eletrônico Coupang em um acordo que se espera fornecer à varejista de luxo US$ 500 milhões em financiamento de emergência. Uma declaração no início desta semana confirmou a movimentação empresarial e observou que o acordo deve ser concluído no início do próximo ano. Ao vender para a Coupang, a BOF sugere que a Farfetch é capaz de “evitar por pouco a falência após um mercado de luxo em desaceleração, erros em fusões e aquisições e o alto custo da dívida ameaçarem as operações da plataforma, correndo o risco de efeitos colaterais para as boutiques e marcas parceiras”.

Antes da venda, havia um acordo complexo em andamento que veria a Richemont vender 47,5% de sua participação na YOOX-NET-A-PORTER para a Farfetch. Agora, esse acordo foi encerrado, de acordo com uma pessoa com conhecimento direto do assunto. A venda para a Coupang ocorre após semanas de busca por alguém para resgatar o gigante do luxo e garantir capital suficiente para mantê-lo em operação. O fato de o salvador ter sido um outsider em vez dos muitos investidores de alto perfil que a Farfetch teve relacionamento mostra quão grave se tornou a situação.

A Farfetch cancelou o lançamento programado dos resultados trimestrais em 28 de novembro e pediu aos investidores que ignorassem as previsões financeiras anteriores. Na época, o The Telegraph relatou que o CEO da Farfetch, José Neves, estava em conversas com os principais acionistas, como Alibaba, Richemont e JP Morgan, para potencialmente tornar a empresa privada. No entanto, essas conversas foram interrompidas quando a Richemont emitiu rapidamente um comunicado afirmando que não injetaria mais dinheiro na Farfetch. Um executivo da Alibaba também renunciou ao conselho da plataforma.

A Coupang vem para salvar o dia com bolsos fundos. A empresa abriu capital em 2021 e se tornou a maior listagem nos EUA por uma empresa asiática desde 2014 na época. A Coupang é a resposta da Coreia do Sul à Amazon e relatou US$ 20,6 bilhões em receita líquida em 2022. No entanto, assim como a Farfetch, ela ainda não registrou lucro, com as ações em queda de quase 75% desde sua abertura de capital em 2021. Funcionários e fornecedores foram assegurados por Neves quando o acordo foi anunciado de que os negócios continuarão como de costume na Farfetch. Em um memorando interno visto pela BOF, Neves disse aos funcionários que a Farfetch “continuará a buscar nosso objetivo final de se tornar a plataforma tecnológica definidora para a indústria do luxo”.

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