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Feliz Aniversário para líder do Wu-tang, fundador e produtor RZA!

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Hoje, celebramos o aniversário de um dos maiores gênios musicais da cultura Hip Hop. Robert Fitzgerald Diggs, mais conhecido como RZA, nasceu em Brooklyn, Nova York, há 49 anos. Desde sua estreia em 1989, RZA não só construiu uma carreira incrivelmente bem-sucedida para si e seus afiliados, mas também transformou para sempre a forma como muitas coisas são conduzidas na indústria da música. De branding a merchandising e ao domínio de sua arte, RZA é um exemplo de como alguém, com apenas sua mente, pode se tornar um titã na indústria do entretenimento.

Em homenagem ao seu aniversário, compilamos uma lista com cinco das jogadas mais importantes de RZA que ajudaram a construir e fortalecer seu império. Desde a música até os videogames, a influência de RZA pode ser sentida em toda a cultura, atravessando linhas de cor e fronteiras internacionais.

1. Assinatura com a Tommy Boy Records

Em 1991, RZA assinou com a famosa Tommy Boy Records sob o pseudônimo de Prince Rakeem e lançou um EP, Ooh I Love You Rakeem. Embora este período não tenha sido o mais produtivo ou significativo de sua carreira, sua tumultuada relação com a Tommy Boy ajudou RZA a formular seu próprio plano para monopolizar o Hip Hop. O tempo na Tommy Boy permitiu a RZA construir conexões vitais com artistas e executivos que perduraram ao longo de sua carreira. A Tommy Boy proporcionou a RZA uma visão necessária de como a indústria da música funciona como um todo, o que o ajudou a transformá-la em algo que funcionasse para ele.

2. O Plano de Cinco Anos

Em sua autobiografia The Tao of Wu, RZA detalha a maioria dos eventos que cercam o sucesso ridículo do Wu-Tang Clan, sendo o mais proeminente deles seu “Plano de Cinco Anos”. Este plano, implementado em 1992 após o sucesso do álbum produzido por RZA, Enter the Wu-Tang: 36 Chambers, foi o esquema de RZA para que seu grupo se tornasse as figuras mais poderosas do Hip Hop como um todo e individualmente. Numa analogia, RZA explica: “Eu quero que todos vocês [Wu-Tang] entrem nesse ônibus. E sejam passageiros. E eu sou o motorista. E ninguém pode me perguntar para onde estamos indo. Estou levando a gente para o número 1. Me deem cinco anos, e eu prometo que vamos chegar lá.”

No final do período de cinco anos, o Wu-Tang Clan havia lançado o LP Wu-Tang Forever, vencedor do Grammy e número um (que vendeu quatro milhões de cópias nos primeiros seis meses), GZA, Method Man, Raekwon, ODB e Ghostface Killah tinham todos álbuns no Top 10 da Billboard 200, e o Wu-Tang Clan tinha um gibi, uma linha de roupas e um videogame de sucesso.

3. Acordos de Gravação do Wu-Tang Clan

À medida que a popularidade do Wu-Tang crescia exponencialmente, grandes gravadoras disputavam para conseguir um pedaço da ação. Por um curto período, houve uma questão sobre onde o grupo e seus membros assinariam. Em uma tentativa de dividir e conquistar o mundo corporativo da música, RZA teve a ideia de ter a maioria dos membros assinando com gravadoras concorrentes. Embora, de fora, esse plano pudesse parecer arriscado e complicado, RZA estava mais uma vez correto com essa decisão. Ter Method Man assinado com a Def Jam, Raekwon com a Loud, Ghostface Killah com a Sony, ODB com a Elektra e GZA com a Geffen/MCA permitiu a máxima promoção de cada artista. Nenhuma empresa teve que distribuir fundos para tentar suportar a promoção do trabalho solo de cada um desses ícones do rap. Isso também permitiu que as gravadoras trabalhassem juntas como nunca antes ao promover os álbuns do Wu-Tang Clan (que permaneceram sob a Razor Sharp Records) devido ao número de empresas envolvidas em sua produção. Nunca antes ou desde então houve um grupo que assinou um acordo dessa natureza.

4. Wu-Wear

Em 1995, o Wu-Tang lançou sua linha de roupas, Wu Wear, que rapidamente se tornou uma das marcas de streetwear mais cobiçadas do Hip Hop. A importância da marca, no entanto, não vem apenas de sua popularidade, mas de seu caráter pioneiro. Com a Wu Wear, o Wu-Tang se tornou o primeiro grupo de rap a ser vestido da cabeça aos pés com sua própria marca. Isso novamente deu ao grupo uma vantagem sobre a concorrência. Até hoje, a Wu Wear é usada e reconhecida internacionalmente como uma marca proeminente de streetwear do Hip Hop e pode ser encontrada em lojas ao redor do mundo e online em vários pontos de venda.

5. Domínio de Hollywood

O empreendimento mais recente e ambicioso de RZA até hoje é sua incursão na atuação e na produção de filmes. Como ator, RZA apareceu em 21 filmes e escreveu e dirigiu três. Sua popular série de Kung-Fu, The Man With The Iron Fists, provou que ele pode pegar sua paixão por filmes tradicionais de artes marciais asiáticas e dar seu próprio toque para criar algo único. Sua parceria com o famoso diretor Quentin Tarantino apenas valida ainda mais suas habilidades e potencial como cineasta, abrindo a porta para a possibilidade de futuros projetos.

RZA continua a moldar a cultura e o som do Hip Hop ao longo dos anos, embora ele possa não estar tão visivelmente ativo quanto antes. Sua proeminência nessa cultura é conhecida e sentida por qualquer pessoa com conhecimento de Hip Hop, suas origens e seu sucesso como gênero. De todos nós aqui da The Source, feliz aniversário RZA, obrigado por construir uma cultura tão divina.

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Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.