Festival Terra do Rap homenageia Dexter e promove cultura urbana no Rio

Festival Terra do Rap homenageia Dexter e promove cultura urbana no Rio
Gostou? Compartilhe

O Festival Terra do Rap retorna ao Rio de Janeiro nos dias 15 e 16 de fevereiro, trazendo uma programação gratuita voltada para a cultura urbana. Pela primeira vez realizado no verão do subúrbio carioca, o evento acontecerá na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, com shows, batalhas de MCs e uma inédita rodada de negócios para impulsionar novos talentos do hip-hop.

Nesta 10ª edição, o festival homenageia o rapper Dexter, reconhecendo sua trajetória e contribuição para o hip-hop nacional. O artista fará o show de encerramento no dia 16. O evento também celebra os 50 anos da Independência de Países Africanos, reforçando seu compromisso com a cena urbana lusófona.

Atrações e programação

No sábado (15), o palco recebe artistas como Bia Ferreira, a luso-cabo-verdiana Mynda Guevara, o angolano-português Tristany Mundu e o beatmaker Detona Cry, do Complexo da Maré.

Já no domingo (16), além do show de Dexter, o moçambicano Khronic lança uma faixa inédita ao lado do rapper homenageado. O dia ainda conta com apresentações de Lis MC, Kalebe & Banda, DJ Machintal e os finalistas da Batalha Terra do Rap.

A competição reunirá 16 MCs que disputarão desafios de improviso com o tema “futuro da língua portuguesa”. O vencedor ganhará um intercâmbio em Portugal, durante a turnê europeia do rapper Vinicius Terra.

Além da música, o festival promove iniciativas culturais e sociais, como a parceria com a Feira Crespa, que movimenta a economia criativa preta, e um mutirão de graffiti. Outra ação relevante é a campanha “Rap na veia – Hemorio na Terra do Rap”, incentivando a doação de sangue.

O evento também será palco das gravações da segunda temporada da série “Meu Bairro, Minha Língua”, disponível no Globoplay, abordando a influência dos países lusófonos na cultura urbana.

Fortalecendo a cena hip-hop

Criado pelo rapper e ativista cultural Vinicius Terra, o Festival Terra do Rap tem como missão fortalecer o hip-hop no Brasil e unir artistas lusófonos. A iniciativa já recebeu grandes nomes como BK, Luccas Carlos, Sain, Juju Rude, Don-L, Capicua, Sam The Kid e muitos outros.

A edição 2025 conta com o apoio da Prefeitura do Rio, através da Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo, além do fomento cultural do Ibermúsicas.

📍 Serviço
📅 15 e 16 de fevereiro
📍 Arena Cultural Jovelina Pérola Negra – Pavuna, RJ
🎟 Evento gratuito (com transfer do metrô Pavuna até a arena)