Durante todo o ano de 2020, vimos a potência e talento das mulheres que atuam na Cultura Hip Hop. Tivemos indicações a prêmios internacionais, nacionais, produções audiovisuais impecáveis e muita música com flow, métrica e mensagem.
E é inspirada por essas minas e por aquelas que abriram o caminho para as gerações futuras, que a artista de rua Beatriz Araujo, A.K.A filhadarua, lança nesta sexta-feira (18) seu primeiro trabalho como MC, o single “Bem Localizada”, pelo selo Underhouse Records.
A MC filhadarua vive a Cultura Hip Hop desde 2015, mas foi nesse ano, no caótico vintevinte, que ela sentiu a necessidade de dar este importante passo em sua carreira. “Eu precisava gritar que estava viva, feliz e atuante dentro daquilo que gosto e acredito. Tinham muitas coisas reprimidas dentro de mim e cantar sobre essas dores e vitórias era uma necessidade de luta e cura”, desabafa a MC.
Empoderada, em seu single de estreia gravado como um freestyle, filhadarua rima sobre as adversidades de uma mina preta e periférica, que busca o seu espaço dentro de um gênero musical, que mesmo tendo sido construído pelas mãos e vozes de mulheres fortes e potentes, ainda as invisibiliza não dando o destaque que sua arte merece.
“O conceito principal desta música é o rompimento de um violento ciclo de invisibilização histórica da mulher preta e a quebra do silenciamento de mulheres e meninas dentro do Hip Hop. As minhas inspirações foram justamente as mulheres que percorreram este caminho antes de mim e aquelas que ainda buscam alcançar um espaço de reconhecimento da sua manifestação, seja ela artística ou política de afirmação de sua identidade étnica e de gênero”, completa a MC.
A estreia da artista como MC também marca um novo passo para a gravadora independente Underhouse Records, agora ainda mais alinhada com o discurso e reivindicações das mulheres dentro do Hip Hop.