Futebol durante a ditadura: 3º episódio da série documental sobre Zagallo relembra período de tensão
“A Ditadura que ditou o futebol”, terceiro episódio da série “Zagallo: Vocês vão ter que me engolir”, produzida e veiculada pelo Sambafoot Originais, visita um momento de tensão e conflitos da história do Brasil – a ditadura militar -, nesta quinta-feira.
Muito além de uma questão política, a ditadura impactou e influenciou diversos setores do País, como o cultural, social, e até mesmo o esportivo. Assim, durante o período, a Seleção Brasileira viveu a passagem de bastão de João Saldanha, demitido, supostamente, por seus ideais comunistas, para Mário Zagallo.
O episódio aborda esse momento vivido dentro do futebol, com entrevistas de Tostão, Celso Unzelte, Jairzinho, Thiago Uberreich, entre outras grandes personalidades que cruzaram o caminho com o Velho Lobo.
Além disso, Afonsinho também participa da produção, relembrando seu desentendimento com Zagallo: “O dirigente compareceu e me chamou, ao Zagallo, num cantinho assim do corner das Sociais, antigo campo do Botafogo. E aí disseram, olha, você não está vendo seus companheiros, não tem ninguém parecido com você. Você tá parecendo tocador de guitarra ou cantor de Rock, na época. Aí eu olhava para um, olhava para o outro, não via sentido naquilo. Não tinha uma coisa a ver com a outra, né? Era mais uma imposição daquele momento social que a gente atravessou. […] Foi aí que eles deixaram a ordem da rouparia pra não me dar material. Eu não poderia treinar”.
Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.