De acordo com as informações obtidas, em 20 de julho de 2023, o rapper G Herbo, cujo nome verdadeiro é Herbert Randall Wright, concordou em se declarar culpado de acusações federais que o acusavam de utilizar informações de cartões de crédito roubados para pagar por jatos particulares, refeições caras, carros de luxo e uma estadia em uma vila na Jamaica. Ele assinou o acordo no Tribunal do Distrito dos Estados Unidos em Boston, declarando-se culpado de uma acusação de fraude eletrônica (wire fraud) e uma acusação de mentir para agentes federais.
O acordo ainda precisa ser aprovado por um juiz, mas, sob os termos atuais, Wright pode enfrentar até 20 anos de prisão, embora sua sentença possa ser menor, incluindo a possibilidade de liberdade condicional. Uma audiência sobre o caso está agendada para mais tarde neste mês.
A acusação, feita em 2020, alega que Wright e outros cinco associados, incluindo o promotor Alfonso Strong, obtiveram informações de identidades roubadas de “sites da dark web” e outros locais. Eles também utilizaram identidades falsas, carteiras de motorista e contas de e-mail em nomes de pessoas fictícias e empresas reais para fraudar pessoas e empresas. Os documentos indicam que eles realizaram uma série de transações fraudulentas, incluindo o uso de um cartão de crédito roubado para comprar filhotes de cachorro de designer e alugar carros de luxo.
Além disso, Wright é acusado de ter enviado uma mensagem direta para Strong no Instagram, em julho de 2019, solicitando uma reserva para uma vila particular na Jamaica, usando informações de pagamento roubadas para fazer a reserva e permanecer na vila com seus associados.
Segundo o acordo, Wright utilizou os recursos obtidos por meio dessas fraudes para viajar para vários locais de shows e promover sua carreira, postando fotografias e/ou vídeos de si mesmo em jatos particulares, carros exóticos e na vila jamaicana. Ele também teria ajudado Strong a obter filhotes de cachorro de designer, representando falsamente que ele próprio era o comprador real dos filhotes e ocultando a verdadeira identidade de Strong da empresa.
Tanto G Herbo quanto Alfonso Strong, apontado como figura central no esquema de roubo de identidade, concordaram com o acordo de declaração de culpa. O rapper pagará uma quantia de $140.000 a várias das supostas vítimas da fraude, incluindo $10.458 para a empresa Woof Woof Puppies em Michigan.
Caso o acordo seja aprovado pelo juiz, G Herbo pode enfrentar uma pena significativa de prisão, mas também existe a possibilidade de receber uma sentença menor, como a liberdade condicional